09 de maio de 2024

Vereador Everton Ferreira reforça a importância da vacina contra a poliomielite

De acordo com o parlamentar, somente 22% das crianças estão vacinadas em Limeira


Por Redacao 019 Agora Publicado 19/09/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Vereador Everton Ferreira reforça a importância da vacina contra a poliomielite
O vereador Everton Ferreira (PSD) – Foto: Divulgação

O vereador Everton Ferreira (PSD) reforçou, pela quarta vez, a importância do plano de vacinação contra a poliomielite em Limeira.

O parlamentar, que é presidente da Comissão da Saúde da Câmara de Limeira, destacou:

“Infelizmente Limeira está apresentando um quadro de vacinação muito abaixo da média. O índice da cidade é de 21% a 22% de crianças vacinadas e, de acordo com o Governo Federal, a meta é vacinar 95%”.

QUESTIONAMENTOS

Everton protocolou, nesta segunda-feira, 19 de setembro, novo requerimento questionando a Prefeitura sobre dados da vacinação de 2018 e 2019, e que medidas serão tomadas para aumentar a adesão à vacina. Ao todo, o vereador protocolou três requerimentos (Nº 501/2022Nº 552/2022 e Nº 572/2022) solicitando informações sobre o plano vacinal das crianças.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 30 de setembro. De acordo com o Ministério da Saúde, essa prorrogação tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal para garantir a proteção para as crianças.

“Vale reforçar que a vacina é uma preparação biológica, ela estimula a defesa do corpo contra os microrganismos que provocam doenças. Quando uma pessoa é vacinada, o seu organismo detecta uma substância da vacina e produz a defesa. Ou seja, anticorpos, que permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro, desenvolvendo imunidade contra a doença”, explicou o vereador.

POLIOMIELITE

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde, poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus selvagem.

De acordo com uma publicação da Opas citada por Everton, na maioria das vezes a infecção não produz sintomas, porém, a cada 100 pessoas infectadas, cinco a dez podem apresentar sintomas como os da gripe.

O texto também afirma que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços em um a 200 casos, e destaca que, embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte.

“É necessário que os pais ou responsáveis pela criança se conscientizem sobre a importância da vacinação contra a pólio. A vacina é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas, quem não se vacina não coloca apenas sua própria vida em risco, mas também dos seus familiares, vizinhos e amigos. Vacinar é ato de prevenir doenças graves”, orientou Everton.

VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE EM LIMEIRA

O público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite são crianças menores de cinco anos. A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h nas unidades de saúde Abílio Pedro, Bairro do Tatu, Cecap, Graminha, Aeroporto, Morro Azul, Nossa Senhora das Dores 1, Nossa Senhora das Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1 e Vista Alegre, além do Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi e da Vigilância Epidemiológica.