08 de maio de 2024

Projeto LIA realiza Páscoa Solidária para crianças com deficiência em Limeira

FAAL, Rotaract e Colibri participam de ação que entregará ovos de chocolate e brinquedos no dia 3 de abril


Por Redacao 019 Agora Publicado 19/03/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Projeto LIA realiza Páscoa Solidária para crianças com deficiência em Limeira
Pessoas e empresas interessadas em colaborar também podem contribuir procurando o Rotaract para doação de doces e chocolates e a FAAL para oferta de materiais para confecção de brinquedos, que são adaptados aos deficientes.

A união do Grupo Mães em Ação, que coordena o Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade) em Limeira, com o Rotaract, a FAAL e o Colibri Núcleo de Desenvolvimento Educacional Especial vai proporcionar uma Páscoa especial para cerca de 150 crianças com deficiência. No dia 3 de abril, elas receberão ovos de chocolate e brinquedos confeccionados com materiais reciclados, que serão entregues em sistema drive-thru no estacionamento da faculdade.

“Esta pandemia está sendo muito difícil para as crianças com deficiência, porque para elas o acesso a conteúdo online é complicado”, explica Kristhine de Munno, integrante do Grupo Mães em Ação. “Muitas delas, inclusive, estão regredindo nos tratamentos, por não poderem ir às terapias, devido às comorbidades que podem agravar a Covid-19”. Ela faz pós-graduação em Educação Especial na FAAL e já vinha desenvolvendo um projeto de confecção de brinquedos com reciclados para estimular as crianças em casa.

A iniciativa ganhou a adesão dos alunos de outros cursos da instituição, que, mesmo participando das aulas de forma virtual, passaram a pedir doações de materiais como palitos, prendedores e cola para fabricar os brinquedos. “Isso tudo com as pessoas sem sair de casa, sem se encontrar”, vibra Kristhine. E a cereja do bolo veio com a oferta do Rotaract para que fosse feita uma parceria para arrecadar e distribuir ovos de Páscoa para crianças com deficiência e seus irmãos.

A entidade passou a organizar ações para financiar a compra dos ovos, e o que era só uma ideia virou uma Páscoa Solidária, que ganhou também a adesão do Colibri Núcleo de Desenvolvimento Educacional Especial, voltado ao atendimento de crianças com deficiência. “Muitas crianças de instituições públicas estão sem atendimento, então foi uma forma que encontramos de trazer um pouco de alegria para elas, até que tudo isso passe e possam voltar a socializar”, comenta a psicopedagoga Renata Oliveira, proprietária do Colibri.

Pessoas e empresas interessadas em colaborar também podem contribuir procurando o Rotaract para doação de doces e chocolates e a FAAL para oferta de materiais para confecção de brinquedos, que são adaptados aos deficientes. No dia da entrega, que obedecerá a todos os protocolos sanitários, haverá um animador com fantasia de coelho para alegrar ainda mais o evento. “As crianças que não puderem sair de casa porque usam oxigênio ou têm deficiências graves vão receber os brinquedos e ovos em seus endereços”, adianta Kristhine. Para mais informações sobre contribuições: 19 99879. 7671.