26 de abril de 2024

Planta Limeira dará continuidade às ações de arborização na cidade

Objetivo é plantar mais 20 mil árvores até o início de 2020


Por Redacao 019 Agora Publicado 23/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com a meta de plantar mais 20 mil árvores até o início de 2020, o prefeito Mario Botion lançou hoje (20) o projeto “Planta Limeira”, que dá continuidade às ações de arborização da Prefeitura e que já resultaram no cultivo de mais de 17 mil árvores desde 2017. O plantio de 205 mudas, em uma área verde no Jardim Santa Adélia, marcou o início do projeto. A ação foi uma parceria com o Ciesp/Fiesp Limeira e envolve as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos.

Também acompanharam o lançamento do programa o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, o diretor-titular do Ciesp/Fiesp, Jairo Ribeiro Filho, o vice-diretor do Ciesp/Fiesp, Marcos Bozza, o diretor da Escola Senai “Luiz Varga”, Mário Eduardo Cazão, o diretor do Sesi, André Luis Nascimento, o coordenador operacional do 36º batalhão da Polícia Militar (PM), Major Facádio, e o capitão Costa Pereira, da 5ª companhia da PM, além de outros secretários municipais, empresários, comunidade e alunos do Sesi e do Senai.

O prefeito destacou que está no plano de governo da atual administração a ampliação da arborização na cidade e que, de maneira continuada, as ações nessa área têm sido realizadas desde o início da gestão, em 2017. “Por meio de parcerias e ações permanentes já plantamos cerca de 17 mil árvores e, até o primeiro trimestre do próximo ano, plantaremos pelo menos mais 20 mil, dentro do Planta Limeira”, citou Botion. Segundo o prefeito, o município tem 76 mil árvores somente na área urbana.

O aspecto educacional e de saúde para as futuras gerações também foi pontuado pelo prefeito Mario Botion. “O que fazemos hoje aqui é pensando nas crianças. É um gesto de responsabilidade de nossa gestão quando plantamos uma árvore e isso é muito significativo, principalmente para as gerações futuras. Por essa razão, a participação de alunos nesse evento é fundamental”, observou. Por fim, Botion destacou a parceria com os diversos segmentos, entre eles a indústria e a comunidade, para cuidar de áreas públicas como essa, por meio da gestão compartilhada.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura também lembrou que o aumento da arborização em Limeira é um ponto importante do plano de governo, com o objetivo de plantar mais de 35 mil árvores no município – número que deverá ser superado até o começo do ano que vem. “Essa é uma área verde, como quase outras 600 que temos em nosso município, que servem ao propósito de arborização. O que a prefeitura tem feito é criar as áreas verdes conforme a aptidão e a obrigação que elas têm, que é servir como bosque, pulmão ou praça”, falou Trigo.

Já o diretor-titular do Ciesp/Fiesp afirmou que o governo Botion tem proporcionado uma aproximação com a comunidade em sinergia com os interesses de todos que movem a cidade. “Isso mostra o empenho da prefeitura e o compromisso com a causa, e é o que nos motiva”, comentou Ribeiro Filho. Ele destacou, ainda, o trabalho do Executivo e Legislativo em relação à lei que permite a adoção de áreas públicas por empresas e que, segundo o diretor, auxiliará para que a meta seja cumprida. “Com essa iniciativa, depois do plantio, o cuidado passa a ser de nossa responsabilidade”, afirmou.

Ribeiro Filho também falou dos benefícios que a população irá colher com ações como essa, de incentivo à arborização em Limeira. Ele agradeceu, ainda, as escolas Sesi e Senai, presentes com os alunos. “É uma alegria enorme pra nós vermos essas crianças hoje aqui que, no futuro, passarão por essa área e outras, e verão que a semente que elas plantaram, no futuro, será uma área arborizada e bem cuidada, fazendo seu papel na comunidade desde cedo”, ressaltou. Ele também agradeceu as empresas parceiras dessa iniciativa e o compromisso delas com o meio ambiente.

Ao fim da cerimônia, o secretário Paulo Trigo explicou aos alunos e autoridades como é executado o plantio das árvores. Ele também citou que a área verde que recebeu o primeiro cultivo do Planta Limeira possui árvores frutíferas e ornamentais, como pitangueira, sapucaia, ipês e abiu. Na sequência, todos seguiram para o plantio das 205 árvores.