22 de julho de 2024

Novo comando assume a GCM de Limeira; Prefeito e vice destacam trabalho da corporação

Anderson José Gomes Martins e Emanuely Costa Silva lideram a Guarda Civil Municipal com foco na continuidade e eficiência


Por Redacao 019 Agora Publicado 08/07/2024
Ouvir: 00:00
novo-comando-gcm-de-limeira
Anderson José Gomes Martins e Emanuely Costa Silva passam a comandar Guarda Civil Municipal de Limeira

Com uma experiência de 23 anos na Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira, o ex-diretor da Defesa Civil, Anderson José Gomes Martins, assumiu nesta quinta-feira (4) o cargo de comandante da GCM de Limeira. Emanuely Costa Silva, com 18 anos de atuação na corporação, assumiu a função de subcomandante da GCM. Eles receberam o cargo do inspetor André Emilio Maezzi Hailer, que comandou a GCM nos últimos dois anos e nove meses, e do subinspetor Ângelo Antonio Gomes de Oliveira, que agora é o novo diretor da Defesa Civil.

Novo comando da GCM de Limeira

A cerimônia de transmissão do comando na GCM foi conduzida pelo prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank e o secretário de Segurança e Defesa Civil, Wagner Marchi, nos jardins do Edifício Prada. O vereador Elias Barbosa, líder de governo na Câmara, também participou do ato. A transferência de comando segue a legislação do Estatuto da Guarda Civil Municipal, elaborado em 2011 e efetivado na atual gestão.

Durante o evento, foram empossados 17 novos inspetores e 17 novos subinspetores da corporação, todos aprovados em processos seletivos internos. Os novos comandante e subcomandante foram escolhidos pelo prefeito a partir de uma lista tríplice apresentada ao chefe do Executivo, em conformidade com o novo estatuto da GCM.

Funções do Comando da GCM

O comando da GCM é responsável por dirigir o efetivo da corporação e todos os seus grupamentos, incluindo a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Romu Motos, Pelotão Ambiental, Canil, Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha (que integra a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência), Copi e Setor Operacional.

Aprovação e continuidade

O prefeito Mario Botion agradeceu ao trabalho desenvolvido por Hailer e Ângelo e cumprimentou os novos comandantes, Martins e Emanuely. “O trabalho da GCM terá continuidade com o novo comando”, afirmou Botion. Ele destacou os altos índices de aprovação da GCM nas pesquisas realizadas sobre a administração. “A avaliação da GCM pela população é sempre muito elevada”, comentou o prefeito, ressaltando a importância da corporação nos municípios.

Reconhecimento e confiança

A vice-prefeita Erika Tank também elogiou o trabalho realizado por Hailer e Ângelo, lembrando a importância da GCM na estruturação da Rede Elza Tank, especialmente com a criação do botão do pânico e da Patrulha Maria da Penha. “Tenho muita confiança no trabalho da GCM”, afirmou Erika.

O secretário Wagner Marchi destacou as conquistas da GCM no atual governo, principalmente com a efetivação do plano de carreira e a instituição do Estatuto da categoria. “Uma verdadeira conquista”, observou Wagner.