09 de maio de 2024

Mamógrafo digital facilita acesso de mulheres com deficiência à mamografia em Limeira

O mamógrafo foi adquirido pela com recursos de emenda do deputado federal Miguel Lombardi, a pedido da vice-prefeita Erika Tank


Por Redacao 019 Agora Publicado 06/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Mamógrafo digital facilita acesso de mulheres com deficiência à mamografia em Limeira
O mamógrafo foi adquirido pela com recursos de emenda do deputado federal Miguel Lombardi, a pedido da vice-prefeita Erika Tank

Mulheres com deficiência em Limeira terão mais facilidade para participar da campanha Outubro Rosa, destinada à prevenção ao câncer de mama.

Desde maio, a Policlínica conta com um novo mamógrafo digital, acessível às mulheres com mobilidade reduzida.

Agora em outubro, elas poderão fazer o exame com encaminhamento emitido pela própria equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde. Além disso, no dia 14, a Policlínica contará com uma intérprete de Libras para atender mulheres com surdez.


O Outubro Rosa é uma realização do Fundo Social de Limeira, da Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho), da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Santa Casa e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). 


A presidente do Fundo Social, Roberta Botion, esclarece que a mamografia estará à disposição das mulheres surdas ou com outras deficiências durante todo o mês, independentemente do dia 14. “Basta que elas compareçam à UBS mais próxima para solicitar o exame, que é o principal meio de prevenção contra o câncer de mama”, frisou. Ela destacou, ainda, que o câncer de mama, quando detectado precocemente, apresenta altos índices de cura.


A ação faz parte da Semana Municipal “Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência”, projeto de lei de autoria da vice-prefeita Erika Tank, enquanto vereadora. Atende, ainda, a outra lei proposta pela vice-prefeita, que assegura às mulheres com deficiência, condições e equipamentos adequados para prevenção e tratamento dos cânceres do colo uterino e de mama. Ambas as leis foram sancionadas durante a primeira gestão do governo Mario Botion. 


Durante a campanha, serão ofertados 1.600 exames. A faixa etária indicada para o procedimento vai de 50 a 69 anos ou a partir de 40 anos, nos casos de histórico familiar de câncer de mama. 


O mamógrafo foi adquirido pela Prefeitura de Limeira por R$ 780 mil, com recursos de emenda do deputado federal Miguel Lombardi, a pedido da vice-prefeita Erika Tank. Possui tecnologia de ponta, oferecendo imagens de alta qualidade, com baixas doses de radiação.