09 de maio de 2024

Limeira recebe prêmio por ações de enfrentamento à violência sexual

Limeira venceu na categoria “Parcerias em Ação”, para municípios com mais de 100 mil habitantes, pelo conjunto de ações para fortalecer a rede de proteção e enfrentamento à violência sexual


Por Redacao 019 Agora Publicado 26/12/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Limeira recebe prêmio por ações de enfrentamento à violência sexual
Limeira venceu na categoria “Parcerias em Ação”, para municípios com mais de 100 mil habitantes, pelo conjunto de ações para fortalecer a rede de proteção e enfrentamento à violência sexual – Foto: Adilson Silveira

A Prefeitura de Limeira recebeu nesta segunda-feira (26) a premiação do programa “Parcerias Municipais”, do Governo do Estado de São Paulo. Limeira venceu na categoria “Parcerias em Ação” pelo conjunto de ações para fortalecer a rede de proteção e enfrentamento à violência sexual.

ENTREGA DO PRÊMIO PARCEIRAS EM AÇÃO

O troféu foi entregue ao prefeito Mario Botion, à vice-prefeita Erika Tank e ao secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, pelo diretor do Escritório Regional de Campinas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Alexandre Dutra, em cerimônia realizada no Paço Municipal (Edifício Prada).

AUTORIDADES

Participaram do evento, os vereadores Betinho Neves, João Antunes Bano, Nilton Santos e Adir Almeida. Bem como o diretor da Defesa Civil e coordenador de projetos de Segurança Pública, Anderson Martins, o comandante da GCM, André Hailer, e secretários municipais.

DESTAQUE

Botion destacou que Limeira já foi contemplada em outras duas edições do “Parcerias Municipais”. Em 2021, pelo trabalho da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência. E no início deste ano, com o projeto de busca-ativa escolar durante a pandemia. 

“É muito importante o estabelecimento de políticas públicas permanentes em nosso município”, frisou o prefeito. “Estamos muito felizes por sermos agraciados mais uma vez com esse prêmio”, completou.

PROPOSTAS

As ações foram articuladas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e, assim, dividiram-se em vários eixos:

  • fortalecimento do papel protetivo das escolas (que qualificou gestores e professores para identificação de crianças vítimas de abuso sexual); 
  • promoção de espaços de lazer e cultura para crianças e adolescentes; 
  • prevenção da violência sexual por meio da identificação de agressores contumazes; 
  • conscientização da comunidade civil sobre a temática da violência sexual; 
  • desenvolvimento de programas e campanhas de conscientização voltadas ao enfrentamento da cultura de aceitação da violência sexual.

“Essa premiação consagra um trabalho intenso que desenvolvemos em parceria com as demais secretarias municipais, o Ceprosom e a Rede Elza Tank”, observou Wagner Marchi.

REDE ELZA TANK

A Rede Elza Tank atuou na formação de servidores municipais, visando torná-los multiplicadores dentro do processo de prevenção e combate à violência sexual. A Rede também promoveu a capacitação dos motoristas do transporte público para identificação de eventuais casos de importunação sexual dentro dos veículos. 

Nesse sentido, Erika Tank falou sobre a execução das políticas públicas voltadas ao tema.

“Fica aqui meu agradecimento ao prefeito Mario Botion que tem dado liberdade para que possamos seguir na luta contra a violência à mulher e contra a violência sexual”, enfatizou.

PROGRAMA PARCERIAS MUNICIPAIS

O “Parcerias Municipais” é um programa de cooperação entre o governo estadual e os municípios para solucionar desafios estratégicos nas áreas da saúde, educação, segurança e desenvolvimento socioeconômico.  

A iniciativa está, portanto, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU

Para essa etapa, foram inscritos  621 municípios paulistas – apenas 27 cidades, incluindo Limeira, foram premiadas.

“É uma honra entregar esse prêmio ao município de Limeira”, afirmou o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.