26 de abril de 2024

José Macia, o Pepe, será homenageado em Limeira

A homenagem ficará na Praça dos Campeões Paulistas, localizada em frente ao Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão


Por Redacao 019 Agora Publicado 13/08/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Vereador Nilton Santos (PRB) e Pepe
Foto: Assessoria Vereador Nilton Santos (Câmara Municipal de Limeira)

Projeto de Lei Nº 93/2019, de autoria do vereador Nilton Santos (PRB), foi aprovado na sessão ordinária da Câmara no dia 12 de agosto e instituiu homenagem a José Macia, mais conhecido como Pepe, que é ex-jogador do Santos e ex-treinador da Inter de Limeira. A homenagem ficará na Praça dos Campeões Paulistas, localizada em frente ao Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão.

“O maior artilheiro humano da história do Santos, como ele mesmo diz, conseguiu, como treinador, ganhar a admiração e o respeito de outras torcidas. Em 1986, viveu seu melhor ano na função, cravando seu nome na história da Internacional e nos corações de todos limeirenses”, comentou Nilton na proposição. Em 2019, Pepe completou 82 anos.

Ao todo foram 119 jogos pela Inter de Limeira, com 52 vitórias, 44 empates e 23 derrotas, ou seja, é o técnico que mais jogos tem pelo clube. Sob o comando de Pepe, a equipe limeirense marcou 114 gols e sofreu 48, saldo positivo de 66 gols. Sua estreia aconteceu em 10 de outubro de 1982, na vitória sobre o São José por 2 a 0, no Limeirão. Já seu último jogo pelo Leão foi em 19 de abril de 1998, na goleada sobre o Juventus por 5 a 3, também no Limeirão.

Pepe vive em Santos e, segundo Nilton, sempre fica com os olhos cheio de lágrimas quando fala da Internacional de Limeira. “A construção de um busto no Limeirão seria uma singela e justa homenagem, assim como o Palmeiras e Grêmio homenagearam os craques do passado como Ademir da Guia e Renato Gaúcho, respectivamente. Pepe passou seis vezes na Internacional, todas com sucesso”, declarou o vereador.

“Por ter criado raízes junto ao nosso município e por fazer parte de momento gloriosos a frente da Internacional, a referida homenagem é um modesto e singelo gesto de retribuição da população limeirense, a quem tanto divulgou e popularizou o nome da Associação Atlética Internacional e consequentemente da cidade de Limeira nos quatro cantos do país e em várias partes do mundo”, finalizou Nilton.