09 de maio de 2024

Estação de Tratamento de Água de Limeira tem novo sistema aplicado ao processo de desinfecção

Modernização da ETA com sistema de hipoclorito de sódio contribui para a manutenção da qualidade da água durante a estiagem. Investimento faz parte do Plano de Contingência adotado pela BRK Ambiental para enfrentamento do período.


Por Redacao 019 Agora Publicado 03/08/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Estação de Tratamento de Água de Limeira tem novo sistema aplicado ao processo de desinfecção
BRK Ambiental investe em novo sistema de hipoclorito de sódio na Estação de Tratamento de Água de Limeira

As obras para construção de um novo sistema aplicado ao processo de desinfecção na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limeira estão concluídas. O novo sistema de hipoclorito de sódio moderniza a estrutura da unidade de tratamento de água e coloca em prática mais uma das ações previstas no plano de contingência para enfrentamento da estiagem adotado no município.

Com investimento de R$ 2,9 milhões no novo sistema, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, busca manter a qualidade da água distribuída na cidade durante estes meses mais secos do ano.

“A qualidade da água bruta captada nos mananciais de Limeira, especialmente no rio Jaguari, tende a ser bastante inferior durante as estiagens, o que dificulta o processo de tratamento, exigindo maior volume de insumos. Por isso, investimos na adoção de um novo processo, mais moderno e eficiente”, explica Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental em Limeira.

Esse novo sistema implantado na ETA, localizada no Parque Hipólito, às margens da Rodovia Anhanguera, também já se encontra em funcionamento desde o mês de março na unidade de captação de água da cidade, às margens do rio Jaguari.

“O sistema de hipoclorito de sódio substitui o cloro gasoso, anteriormente utilizado no processo de desinfecção. Sua aplicação ocorre na entrada da água bruta na ETA e na etapa final do tratamento, em fases de pré-oxidação e pós-cloração”, informa o diretor.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Para o enfrentamento da atual estiagem, uma série de obras, investimentos e medidas preventivas têm sido adotadas pela BRK Ambiental desde o início deste ano. São ações que vão desde a captação de água até ao sistema de distribuição, previstas num plano de contingência.

Além do novo sistema de hipoclorito de sódio implantado na captação e na ETA de Limeira, investimentos também já foram feitos para a ampliação da capacidade de reserva de água tratada do município, com obras em andamento na Estação Elevatória de Água (EEA) Gino, responsável pelo abastecimento de 25 mil moradores de 36 bairros da região noroeste da cidade. A intervenção consiste na revitalização da unidade de bombeamento e na construção de um novo reservatório metálico, com capacidade de 1.500m³ de água. Com isso, após a conclusão da obra, a reserva de água na unidade aumentará em cerca de 40%, passando para 4.450m³.

Outra recente medida do plano de contingência adotada pela concessionária foi a aquisição de um gerador móvel de 550 KVA para alimentação elétrica das estações elevatórias de água do município. Um investimento que garante a continuidade na distribuição de água quando há interrupção do fornecimento de energia elétrica nas unidades de bombeamento.

No sistema de distribuição de água, a BRK Ambiental implantou um mecanismo alternativo (booster) de abastecimento nas Estações Elevatórias (EEA) Gino e Fazenda Itapema. Unidades localizadas, respectivamente, no Jardim Morro Azul e Egisto Ragazzo. “O booster é uma instalação de bombeamento que, na prática, permite realizar ´manobras´ no sistema de distribuição de água”, explica Dias.

Antes de sua instalação, o fornecimento de água para essas regiões da cidade dependia, exclusivamente, dos níveis dos reservatórios. Com o novo sistema, a concessionária passa a ter mais autonomia e agilidade diante de situações que exijam retomada da distribuição, não necessitando aguardar níveis de reserva de água para conseguir abastecer tais regiões. “O dispositivo pode ser acionado sem necessidade de reserva total, fazendo com que a água chegue de maneira mais rápida nos imóveis localizados nessas regiões mais altas da cidade e/ou mais distantes da estação de tratamento”, afirma.

CONSUMO CONSCIENTE

Com o objetivo de incentivar a população de Limeira para a prática do consumo consciente de água, a BRK Ambiental está com a campanha “Jogando junto pela água” com uma página exclusiva na internet.

O site (https://jogandojuntopelaagua.com.br/) reúne informações sobre as condições dos mananciais que abastecem a cidade, além de dados sobre os índices de chuvas. Nesta página, a população de Limeira também pode acompanhar as principais obras e ações preventivas da concessionária para o enfrentamento deste período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar seu consumo de água mais eficiente.

A campanha de conscientização está com divulgações em redes sociais, em emissoras de rádio e, em julho, teve a distribuição de folhetos informativos sobre o tema em todos os imóveis da cidade.

“O objetivo da concessionária é fazer com que a população participe ativamente da campanha, tendo assim atitudes conscientes com relação ao uso da água. Estamos em período de estiagem e com nossos mananciais em estado de alerta. Com essa ação, esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias”, reforça Dias.