04 de maio de 2024

Dexis Investor Day reúne 480 pessoas em Limeira

ncontro da Sicredi Dexis em Limeira (SP) foi marcado por nomes como os dos jornalistas Clayton Conservani e Luís Arthur Nogueira, assim como o presidente da instituição financeira cooperativa Wellington Ferreira


Por Redacao 019 Agora Publicado 20/10/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pelo segundo ano, Limeira sediou o Dexis Investor Day, encontro promovido pela Sicredi Dexis. O evento reuniu especialistas de renome e referência no mercado financeiro durante toda a terça-feira.

Aproximadamente 480 pessoas compareceram à Zarzuela Eventos e acompanharam a programação com personalidades inspiradoras.

O jornalista Clayton Conservani e o comentarista da Jovem Pan, Luís Arthur Nogueira abriu o encontro com a palestra ‘O Futuro Econômico e as Oportunidades de Investimentos’ e apresentou um panorama financeiro do Brasil, ancorado no atual sistema político.

Dexis Investor Day

“O Dexis Investor Day é uma iniciativa da Sicredi Dexis de também levar educação financeira para estes participantes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de como lidar melhor com nosso dinheiro. Abri minha palestra falando que o brasileiro tem vergonha de falar sobre dinheiro, é uma espécie de tabu, e na verdade a gente tem que saber, sim, como é que funcionam as coisas para poder cuidar bem do nosso dinheiro”, disse Nogueira, que também pontuou que a missão dele no evento foi trazer um breve panorama econômico no atual cenário nacional e internacional.

Em seguida, o segundo Painel, intitulado ‘Papel do Cooperativismo na Atualidade’, foi apresentado pelo diretor-executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, e pelo diretor-executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Centro Administrativo da Sicredi (CAS), Alexandre Englert, que comentou sobre o Dexis Investor Day.

“Para o Sicredi é fundamental. Estamos falando de São Paulo, aqui em Limeira, um Estado que cresce muito, assim como o  Sicredi, que em número de ativos praticamente dobra a cada três anos. Então, é uma instituição que já tomou um tamanho muito relevante – somos a sétima em termos de ativos no País e sexta em carteira de crédito – e é fundamental estar próximo, aqui no interior de São Paulo, em uma região super pujante. É importante falar o quê nós temos de alternativas – mais de 300 produtos e serviços para oferecer aos nossos associados – e que investimentos são temas primordiais e que estão sendo trazidos pela Dexis, com todo o conhecimento de profissionais de alto nível”.

Conteúdo

Após o almoço, o economista-chefe do Sicredi, André Nunes, exibiu projeções para os principais indicadores da economia nacional e internacional no atual cenário econômico brasileiro, como, por exemplo, crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), índices de preços e taxa de câmbio.

Já o terceiro painel, que abordou as ‘Perspectivas para os Investimentos: renda fixa ou variável’, foi mediado por Dionatan Severo, gerente de Produtos de Investimento e Previdência do Sicredi. O momento contou com a participação da economista, planejadora financeiro e especialista em Investimentos, Alline Pittel. Bem como do analista de crédito privado e renda variável, César Napi.

A apresentação foi sucedida pelo painel ‘Aposentadoria e Sucessão Familiar’, que contou com Jonas Dionísio, gerente jurídico da Sicredi Dexis, e Henrique Diniz, diretor de Produtos de previdência da Ikatu Seguros, ambos mediados por Roberto Rodrigues, gerente de Investimentos e Funding da Sicredi Dexis.

O tema proposto abordou o mercado previdenciário assim como a importância do planejamento patrimonial e sucessório nas empresas. O objetivo é evitar conflitos entre herdeiros e obter eficiência e economia.

“É uma satisfação muito grande estar próximo ao associado, dos investidores, e de alguma forma contribuir para a gente entender melhor o contexto econômico, falar dos nossos produtos e serviços e colocar todo o portifólio do Sicredi à disposição dos nossos associados e investidores, para que eles tenham sempre cada vez mais saúde financeira”, afirmou Roberto Rodrigues.

Posteriormente, ‘Investimentos e Comportamento do Investidor’ foi o tema de outro painel. O qual propôs uma reflexão de como as pessoas tomam decisões quando o assunto diz respeito ao destino e a diversificação das finanças pessoas.

A atividade teve as presenças de Néia de Bortoli, mentora de carreira da Psicoterapia Clínica, e Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima). A mediação ficou a cargo de Raphael Palone, membro da Comissão de Educação da Planejar e sócio da FK Partners.

Sucesso

O final do segundo Dexis Investor Day foi com a palestra do jornalista Clayton Conservani. Ele encerrou o dia contando as incríveis histórias sobre as expedições dele pelos lugares mais inóspitos do planeta.

“Como investidor, ou escalando uma montanha, em momentos difíceis ou de crises, tomar as decisões mais assertivas, sempre sobre pressão, faz toda a diferença. Outra coisa importante é saber se cercar das pessoas certas e comprometidas com o time e a causa e isso vale pra tudo na vida”, afirmou Conservani.

Ricas em simbolismo, as narrativas do repórter, mais do que entretenimento, são ferramentas que, quando usadas adequadamente, podem enriquecer, inspirar e orientar o ambiente corporativo. Com planejamento, treinamento, dedicação bem como trabalho em equipe.

Também presente no encontro, o prefeito de Limeira, Mario Botion, falou da importância da cidade sediar pelo segundo ano o Dexis Investor Day:

“O Sicredi tem sido algo muito importante para nossa região, para nossa cidade, dentro do sistema de cooperativismo, pois abre oportunidades para vários segmentos que eventualmente não tenham tantas oportunidades dentro do setor financeiro como o Sicredi disponibiliza. Portanto, fico muito satisfeito por ter novamente este evento importante, que é um dia de conhecimento, de troca de informações, de networking, e o Sicredi está proporcionando para os seus associados e potenciais associados. Esse é o grande lance: trazer pessoas para dentro do sistema de cooperativismo. Limeira fica muito satisfeita por sediar mais um evento desse porte e desta grandeza”.