08 de maio de 2024

Cema celebra 30 Anos

Centro de Especialização Municipal do Autista, em Limeira, planeja expansão para atender a crescente demanda


Por Redacao 019 Agora Publicado 26/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Cema celebra 30 Anos
Centro de Especialização Municipal do Autista, em Limeira, planeja expansão para atender a crescente demanda – Foto: Eduardo Zanzirolamo

Uma comemoração especial aconteceu para marcar os 30 anos do Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), um serviço a Prefeitura de Limeira, via Secretaria de Saúde.

Localizado no Jd. Vanessa, o local tornou-se uma referência para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atualmente assistindo a 237 indivíduos de todas as idades, além de outras 45 em fase de avaliação diagnóstica.

Uma Celebração de Sucesso e Compromisso

Entre os presentes no evento estavam as fundadoras do Cema, a assistente social Maria Celina Marcon e a terapeuta ocupacional Cilene Falascina, assim como o secretário de Saúde, Vitor Santos, e o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira. Diretores, servidores antigos e atuais, familiares e usuários também participaram da comemoração.

Vitor Santos expressou sua alegria em celebrar o marco de 30 anos do Cema, agradecendo, portanto, a dedicação de todos os profissionais envolvidos.

Espero que esse trabalho continue transformando a vida de muitas pessoas“, disse ele.

Projetos Futuros e Expansão

Com o aumento da demanda, Santos anunciou a mudança do Cema para um novo endereço no centro da cidade. Com um investimento superior a R$ 2 milhões, o novo local permitirá uma expansão significativa no número de atendimentos, podendo chegar a 500 pessoas.

Agradeço ao prefeito Mario Botion pelo compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o Cema e transformá-lo em um serviço de referência para todo o país“, disse Santos.

A Origem e a Evolução

Maria Celina, agora com 80 anos, relembrou a criação do Cema em maio de 1993. Oito pessoas do espectro foram inicialmente selecionadas para atendimentos e, em pouco tempo, este número cresceu para 12. Desde então, o Cema tem servido como referência para cidades vizinhas que procuram criar programas semelhantes.

A ex-coordenadora do Cema, Cilene, relembrou como era importante para os autistas terem um serviço especializado. Com a falta de conhecimento sobre o transtorno naquela época, a equipe buscou treinamento na Associação de Amigos do Autista (AMA), a primeira associação de autismo no país.

Homenagens e Histórias de Impacto

Além das fundadoras, todas as ex-coordenadoras do Cema receberam homenagens durante o evento. Entre elas, estavam Benedita Aparecida Faustino Duarte, Camila de Paula Rodrigues Mendes e a atual coordenadora, Rachel Raphael dos Santos.

Glauci Ap. Beraldo Medeiros, mãe de Pablo Caleb, um frequentador do Cema, estava entre os participantes. Pablo recebe atendimento pelo projeto AME-TEA, um trabalho conjunto entre as secretarias de Saúde e de Educação.

O Cema é maravilhoso“, afirmou Glauci, apoiando a necessidade de ampliar os atendimentos.

A celebração teve a animação com um bolo comemorativo, com o logotipo do Cema assim como o tradicional “Parabéns a você”. A ocasião foi um testemunho da dedicação contínua do Cema ao TEA, bem como de seu impacto transformador na vida de muitos.