09 de maio de 2024

Campanha de multivacinação segue até dia 29 em Limeira

O objetivo é manter em dia a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias)


Por Redacao 019 Agora Publicado 04/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Campanha de multivacinação segue até dia 29 em Limeira
O objetivo é manter em dia a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias)

A Secretaria de Saúde de Limeira orienta a população sobre a “Campanha Nacional de Multivacinação de 2021“, lançada em todo o País no dia 1º. O objetivo é manter em dia a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). A campanha segue até o fim do mês. O dia V está marcado para o dia 16. Para o procedimento, é necessário levar o Cartão de Vacinação da criança ou adolescente e documento de identificação com foto.


Para receber as doses, a prefeitura mantém sete pontos de atendimento, na sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Graminha, Abílio Pedro, Novo Horizonte, Nova Limeira, Nova Suíça e Dores 2. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h. As unidades voltadas à Multivacinação são diferentes daquelas que atuam na vacinação contra o coronavírus.


Dentre as vacinas disponíveis na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, destaca que a pandemia alterou a rotina de vacinação, porém alerta para a importância da imunização. “É fundamental ampliar a cobertura vacinal para proteger a saúde de crianças e adolescentes. Manter em dia a vacinação é um dever legal de pais e responsáveis”, afirmou.


Ele observou, ainda, que a vacinação evita a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas e, até mesmo, a ocorrência de óbitos. “As vacinas são seguras e salvam vidas”, enfatizou. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) apresentam “altíssima eficácia”. 


Em razão da pandemia de coronavírus, a Secretaria de Saúde recomenda que a população mantenha o distanciamento social dentro das unidades de saúde. O uso de máscara nos locais de vacinação é obrigatório. 


Confira o endereço das unidades:


Divisão de Vigilância Epidemiológica – Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650

UBS Graminha – Rua Luiz Pereira do Prado, 156

UBS Abílio Pedro – Rua Agostinho Gianotto, s/nº

UBS Novo Horizonte – Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº

UBS Nova Limeira – Rua José Fontanin, 179

UBS Nova Suíça – Rua Vereador Samuel Berto, s/nº

UBS Nossa Senhora das Dores 2 – Av. Vitório Bortolan, 1.080 – Pq. Res. Abílio Pedro