13 de junho de 2024

Semeia 2024: programação da Semana do Meio Ambiente já está disponível

A Semeia 2024 acontece de 5 a 12 de junho com cerca de 200 atividades focadas na sustentabilidade e no meio ambiente


Por Redacao 019 Agora Publicado 30/05/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
semeia-campinas-2024
Cerca de 200 atividades serão desenvolvidas de 5 a 12 junho em vários pontos da cidade

A Semana do Meio Ambiente – Semeia 2024, com o tema “Campinas 250 anos – Um olhar socioambiental sobre nossa cidade”, será realizada de 5 a 12 de junho, trazendo uma vasta programação em todas as regiões de Campinas. A programação completa pode ser conferida no banner rotativo do Portal da Prefeitura de Campinas disponível em Portal da Prefeitura ou diretamente no site Semeia 2024.

Destaques da Programação

São aproximadamente 200 atividades que serão desenvolvidas ao longo de oito dias, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem da programação. Entre os destaques estão:

  • Abertura Oficial: No dia 5 de manhã, no Saguão da Prefeitura Municipal, com apresentação musical do Instituto Anelo.
  • Domingo Musical: No dia 9, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio, com a Oficina de Viola Caipira de Joaquim Egídio e a Banda “Toque de Mar”, que trará o melhor do Forró Pé de Serra e outras atrações de Pop Rock nacional e internacional.
  • Diploma de Mérito Socioambiental: No dia 10, no Salão Vermelho da Prefeitura, haverá a cerimônia de entrega do diploma para personalidades de destaque na área socioambiental.

Participação e Colaboração

Esta é a 24ª edição da Semeia, organizada pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) por meio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental. A programação inclui a participação de grupos de educação ambiental, representantes do Poder Público, Centros de Educação Ambiental, sociedade civil, instituições, autarquias, redes de ensino de Campinas, ONGs, universidades, cursos técnicos, Terceiro Setor, Redes Intersetoriais, comunidades e coletivos em geral.

“Nesses 250 anos da nossa querida cidade de Campinas, eu destaco a parceria da Comissão Permanente de todas as pastas nas atividades da Semeia 2024. Obrigado a todos por tanta dedicação, pelas propostas de atividades as mais variadas e espalhadas pela nossa cidade”, afirma o secretário do Clima, Rogério Menezes.

Reflexão e Planejamento

O coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Buzon Rodelli, destaca o objetivo do tema deste ano: “Campinas 250 anos – Um olhar socioambiental sobre nossa cidade”. Ele enfatiza a importância de refletir sobre a história da cidade, desde os tempos das fazendas de cana de açúcar e café até os dias atuais, e planejar o futuro com um olhar socioambiental. “Precisamos olhar para essa linha do tempo para que possamos nos reconhecer enquanto munícipes e, enfim, poder planejar e pensar no futuro que a gente quer para a cidade com esse olhar socioambiental, sem esquecer da nossa grande biodiversidade, dos recursos hídricos, das bacias hidrográficas, todos os córregos e nascentes e das nossas áreas de proteção ambiental”, diz Rodelli.

Acesse a Programação

O site da Semeia 2024 apresenta um panorama completo do programa com informações e conteúdos sobre histórico, atividades, equipe de organização, notícias, contatos e galeria de fotos, além de um ambiente educativo sobre os planos ambientais da cidade. Para acessar, clique em Semeia 2024.