09 de maio de 2024

Saúde de Campinas alerta: gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos devem se vacinar

Vacinação contra Influenza disponível em todos os centros de saúde da cidade


Por Redacao 019 Agora Publicado 07/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Saúde de Campinas alerta gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos devem se vacinar
Vacinação contra Influenza disponível em todos os centros de saúde da cidade

A Secretaria de Saúde de Campinas faz um alerta para que as gestantes e os pais de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos procurem pela vacina da gripe.

Balanço divulgado na manhã desta sexta-feira (5), mostra que apenas 15% (1.549) das gestantes receberam a vacina e 11% (8.728) das crianças foram imunizadas contra a doença.

Secretaria de Saúde de Campinas faz alerta para vacinação de gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos

Desde do início da campanha, em 10 de abril, foram 155.178 doses da vacina contra a influenza. As pessoas com mais de 60 anos foram as que mais procuraram pela vacina, com 45%, ou 65.864, vacinados. Os trabalhadores da saúde estão com 27% de cobertura (14.032). Em relação às puérperas, 28% foram vacinadas (438).

Riscos para gestantes e crianças

“Em crianças e gestantes, o vírus influenza pode evoluir para formas graves e/ou mortes, em razão das condições de amadurecimento e de produção de anticorpos prejudicados. A vacina é a única forma de prevenir essas complicações”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Morato.

Vacinas disponíveis e como recebê-las

As vacinas estão disponíveis para o público-alvo (confira abaixo) em todos os centros de saúde até 31 de maio. Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto assim como a carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.

A vacina pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação.

Quem pode se vacinar?

Podem ser vacinados idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, população indígena, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde (inclusive os que atuam em cuidados domiciliares e aqueles que trabalham nos serviços, mas não prestam serviços diretos de assistência à saúde das pessoas, como, por exemplo, recepcionistas e seguranças), gestantes, puérperas, professores, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros. É preciso, no entanto, apresentar documento que comprove o trabalho nestas áreas.

Onde encontrar mais informações?

Mais informações e horários das salas de vacina nos centros de saúde no site oficial de vacinação de Campinas.

Casos de gripe em Campinas

Campinas registrou 38 casos graves de gripe em 2023. Do total, três pessoas morreram. A primeira vítima tinha 2 anos e morreu em 5 de março. As demais tinham 44 e 95 e morreram em 9 e 12 de abril, respectivamente.

Em 2022, foram 190 casos graves e 22 mortes.

A infectologista do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) Valéria de Almeida afirma que a vacina é muito importante bem como evita complicações causadas pela doença.

Campanha “Cada pessoa vacinada conta”

A Secretaria de Saúde lançou nesta sexta-feira (5), a campanha “Cada pessoa vacinada conta”. O objetivo é, portanto, incentivar a procura por todos os imunizantes disponíveis na rede de saúde. A campanha tem ampla divulgação nas mídias, bem como nas redes sociais, como o Instagram oficial da Secretaria de Saúde de Campinas.