28 de abril de 2024

Junho Branco: programa Elos auxilia servidores de Campinas contra vícios em álcool e drogas

Ação de prevenção e combate ao uso abusivo de substâncias já acompanha 20 pessoas na Prefeitura


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/06/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Junho Branco: programa Elos auxilia servidores de Campinas contra vícios em álcool e drogas
Lançamento do programa Elos foi em cerimônia no Salão Vermelho – Foto: Eduardo Lopes/Arquivo PMC

No mês de prevenção ao uso abusivo do álcool de outras drogas, o Junho Branco, a Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas reforça a divulgação do Programa de Prevenção e Atenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas, aberto a todos os servidores municipais.

Junho Branco na Prefeitura de Campinas

A iniciativa é do programa Elos (Estratégias de Prevenção, Laços de Família Fortalecidos, Orientações aos Gestores, Servidor Acolhido). Ele acolhe e oferece apoio aos servidores que estão em tratamento. Acompanhando-os individualmente, para tratar de questões da dependência química, tratamento externo, trabalho bem como fortalecimento dos relacionamentos, no trabalho e família.

A gestão do Elos é pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e realiza ações de acolhimento e orientação ao servidor e suas famílias, e orientação às chefias. 

Ações

As ações de tratamento e prevenção sobre os malefícios do uso e abuso de drogas e álcool ocorrem o ano todo. Para participar por meio de busca espontânea o servidor pode procurar o DPSS, passar por entrevista inicial e fazer sua adesão.

O encaminhamento por gestores, familiares ou médicos deve ser para a coordenadoria pelo e-mail ou pelo telefone (19) 2515 7172 (ligação e Whatsapp). 

Programa Elos

Lançado em outubro de 2021, o programa atendeu inicialmente a 10 servidores no projeto piloto. Atualmente, um ano e meio após o lançamento, 20 servidores recebem acompanhamento do programa. Dentre os quais oito servidores estão em tratamento externo, em Centros de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), Centros de Saúde e/ou Grupo de Ajuda Mútua e seis servidores em Comunidade Terapêutica (Padre Haroldo) ou Clínica de Reabilitação. 

O projeto piloto começou com uma demanda com o perfil servidores do sexo masculino, faixa etária entre 44 a 63 anos. Sendo casos crônicos de dependência de mais de 20 anos de uso, na maioria dos casos. 

Após essa fase, o Elos teve mais sete novos encaminhamentos. Entre dezembro de 2022 a maio de 2023, sendo três por busca espontânea, e quatro por encaminhamento interno do DPSS e do programa Cuidando do Cuidador, da Secretaria de Saúde. Os perfis, no entanto, são servidores mais novos, predominantemente do sexo masculino, na faixa etária entre 39 a 56 anos, em relação ao piloto.