08 de maio de 2024

Cápsula da Ciência chega a Campinas para desvendar mistérios das pesquisas

Atração da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é gratuita e voltada para estudantes e público em geral


Por Redacao 019 Agora Publicado 16/10/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Cápsula da Ciência chega a Campinas para desvendar mistérios das pesquisas
Atração da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é gratuita e voltada para estudantes e público em geral

O projeto Cápsula da Ciência chega a Campinas para desvendar mistérios das pesquisas e será uma das atrações da 10ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTIC 2022). A abertura da Semana será na próxima segunda-feira, 17 de outubro, às 10h, no saguão do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas.

A Cápsula da Ciência é formada por um Domo Geodésico de 95 metros quadrados de área e 11 metros de diâmetro, equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada, geram imagens em 360 graus.

CÁPSULA DA CIÊNCIA

Iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), a Cápsula da Ciência já passou primeiramente pela cidade de Gaspar (SC). Campinas é, portanto, a segunda cidade no roteiro do projeto e, daqui, o Domo percorrerá mais cinco municípios.

A projeção aborda, em linguagem acessível, os desafios relacionados à ciência, bem como das pesquisas desenvolvidas pelos vários laboratórios que integram o CNPEM.

Durante a imersão, é possível, por exemplo, ter uma visão diferenciada dos experimentos que usam alguns dos recursos mais sofisticados da ciência atual. Entre eles está o Sirius, um instrumento científico de última geração que utiliza aceleradores de partículas para investigar os mais diversos materiais, na escala dos átomos e moléculas.

Os domos geodésicos são como estruturas compostas por uma rede de polígonos, geralmente triângulos, que formam uma esfera, ou parte dela.

As escolas devem agendar a participação de grupos de alunos. Já para o público, o acesso é liberado, respeitando, no entanto, a ordem de chegada e a lotação estabelecida para a Cápsula.

Confira os dias e horários de funcionamento
da Cápsula da Ciência

Dias: 17, 18, 19, 20 e 21 e outubro

Horários:

9h às 12h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo.

12h às 13h – público geral

13h às 14h – intervalo

14h às 15h – público geral

15 às 17h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo.

17h às 18h – público geral

Local: Largo do Rosário, centro de Campinas.

As sessões terão 20 minutos de duração com capacidade para 40 pessoas. As escolas interessadas em levar seus alunos para a Cápsula da Ciência devem se cadastrar no site e aguardar a confirmação por e-mail. Já o público terá acesso de acordo com a ordem de chegada.

SMCTIC

A 10ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTIC 2022) terá como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de CT&I no Brasil”.

A programação será composta por atividades científico-culturais, presenciais e virtuais, promovidas por empresas e instituições de ensino e pesquisa voltadas à difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação na cidade.

As inscrições para alguns dos eventos presenciais terminaram no dia 30 de setembro, mas ainda há vagas para atividades on-line. A relação pode ser conferida no site.

A realização da SMCTIC é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. Ela conta com o apoio estruturante do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, das organizações que atuam na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A semana integra o calendário municipal, bem como a temática de cada edição segue as propostas determinadas pelas diretrizes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.