08 de maio de 2024

Campinas está na frente das maiores capitais do país em ranking de vacinação

A cidade conta com mais da metade da população totalmente imunizada com as duas doses ou dose única da vacina


Por Redacao 019 Agora Publicado 19/09/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Campinas está na frente das maiores capitais do país em ranking de vacinação
A cidade conta com mais da metade da população totalmente imunizada com as duas doses ou dose única da vacina

Campinas está em primeiro lugar no ranking das 15 maiores cidades do Brasil com o maior percentual da população totalmente vacinada contra a covid-19. Com 51,8% da população totalmente imunizada com as duas doses ou com a dose única da vacina, a cidade está na frente das maiores capitais brasileiras.  

A Secretaria de Saúde de Campinas já aplicou mais de 1,5 milhão de doses da vacina, sendo mais de 628 mil segundas doses e doses únicas até o final da tarde de sexta-feira, 17 de setembro. A cidade de São Paulo aparece em segundo lugar no ranking, com 51,4% com o esquema vacinal completo.

Em terceiro lugar está Porto Alegre, com 49,7%, seguido de Rio de Janeiro (47,8%), Belo Horizonte (45,3%), São Luís (45,2%), Guarulhos (44%) e Recife (41,4%). Na sequência estão: Curitiba, Fortaleza, Salvador, Belém, Brasília, Goiânia e Manaus.  

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, este resultado é fruto de muita dedicação, muito trabalho e organização. “Desde o início da Campanha de Vacinação, já havia um preparo e uma expectativa de a gente trabalhar de maneira organizada, sem filas, através de agendamento, justamente para ter a capacidade de aplicar um número de doses que chegasse sempre em curto espaço de tempo”, afirma.    

Segundo a diretora, conforme foi passando o tempo da campanha, a Secretaria de Saúde de Campinas foi ampliando a capacidade de aumentar o número de doses para dar vazão à vacinação com mais rapidez, mantendo a eficiência. “Tivemos também a estratégia de trabalharmos com parceiros, como também empresas privadas, a Unicamp e a Unimed. Este trabalho é fruto de muita dedicação, parcerias e um cuidado extremado em oferecer o melhor para a população”, disse Andréa.   

A diretora enfatizou também que o sucesso da vacinação em Campinas é fruto do trabalho de gestão da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e do empenho dos profissionais de saúde. “No começo, a Campanha a Vacinação ocorria por 12 horas diárias, inclusive aos feriados. Nós, da Secretaria de Saúde, só temos que agradecer a dedicação de todos os profissionais de saúde de Campinas”, completou.