08 de maio de 2024

Aulas presenciais das escolas públicas retornam na próxima segunda em Amparo

As salas de aulas terão um limite de capacidade do número de alunos, de acordo com os protocolos sanitários específicos para a área da educação, bem como os definidos para a área de classificação do município no Plano São Paulo


Por Redacao 019 Agora Publicado 28/04/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Aulas presenciais das escolas públicas retornam na próxima segunda em Amparo
Aulas presenciais das escolas públicas retornam na próxima segunda em Amparo

As aulas presenciais nas escolas municipais e estaduais de Amparo retornam no dia 3 de maio, na próxima segunda-feira. Os alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e também os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltarão a ter aulas presenciais com retorno gradual e reduzido. As aulas dos alunos das escolas particulares de Amparo já começaram nesta semana, no dia 26 de abril, também de forma gradual e reduzida. 

As salas de aulas terão um limite de capacidade do número de alunos, de acordo com os protocolos sanitários específicos para a área da educação, bem como os definidos para a área de classificação do município no Plano São Paulo. Cada escola, pública e privada, será responsável por definir a estratégia de retorno, a forma de atendimento presencial e os critérios de alternância de grupos, a fim de manter o distanciamento social.

Além das escolas realizarem aulas com número reduzido de alunos em cada sala para evitar aglomerações, todas as medidas de higiene e distanciamento também serão cumpridas. As aulas serão em jornada reduzida com entradas e saídas dos alunos em horários escalonados para evitar aglomerações. A escola disponibilizará álcool gel para todos os alunos, as carteiras dentro das salas de aulas serão espaçadas e a merenda será realizada com pratos prontos para cada criança, evitando que elas tenham contato próximo entre si. Os intervalos serão feitos com revezamento das turmas, e o transporte escolar funcionará com capacidade reduzida, com média de 6 alunos por van. 

No retorno gradual às aulas presenciais, será ofertado aos alunos o ensino híbrido, com a associação de atividades presenciais e remotas, sempre favorecendo o processo de construção do conhecimento.

A Secretaria de Educação vai monitorar diariamente, juntamente com a Fiscalização Sanitária, a saúde e sintomas dos funcionários e alunos das escolas para evitar qualquer possível transmissão do coronavírus. Além disso, também será retomada a testagem dos profissionais, de acordo com a organização prévia da Secretaria Municipal de Saúde.