28 de abril de 2024

Águas de São Pedro

A cidade oferece diversas opções de lazer, como trilhas, passeios de bicicleta e piqueniques em parques, além de sua rica história.


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/04/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Águas de São Pedro
Praça Dr Octávio Moura Andrade em Águas de São Pedro – Foto: Portal Serra do Itaqueri

Águas de São Pedro é uma cidade no interior de São Paulo conhecida por sua famosa estância hidromineral.

Suas águas terapêuticas possuem propriedades comprovadas e são ricas em minerais benéficos para a saúde. A cidade oferece diversas opções de lazer, como, por exemplo, trilhas, passeios de bicicleta e piqueniques em parques, além de sua rica história.

Descoberta das águas minerais

A busca por petróleo na região de Águas de São Pedro nos anos 1920 resultou na descoberta de água mineral em vez de petróleo. Em 1934, Ângelo Franzin, proprietário das terras, construiu um balneário com água sulfurosa conhecida como “fonte da juventude”.

Um grupo de cidadãos comprou um terreno ao redor da fonte e construiu um balneário com 12 banheiras de alvenaria. Em seguida, Octavio Moura Andrade e seu irmão Antônio Joaquim de Moura Andrade fundaram a “Águas Sulfídricas e Termais de São Pedro S/A”.

Fundação e emancipação

Em 25 de julho de 1934, acontece a inauguração do Grande Hotel, hoje propriedade do SENAC. Reconhecendo a importância das fontes termais da região, o Governo do Estado criou a Estância Hidromineral e Climática de Águas de São Pedro em 19 de junho de 1940. O município de Águas de São Pedro nasce, portanto, em 24 de dezembro de 1948, pela Lei Estadual nº 233, emancipando-se de São Pedro.

Planejamento urbano e construções

Octavio Moura Andrade projetou a cidade para promover o desenvolvimento e exploração das águas medicinais. Desse modo, a estância hidromineral foi totalmente planejada e construída para fins hidroterápicos e residenciais.

O urbanista Jorge de Macedo Vieira foi escolhido para harmonizar a ocupação do espaço ao uso das águas minerais, à topografia, ao solo e ao clima.

Surgiram, em seguida, várias edificações , como um grande hotel de luxo, um dos primeiros cassinos regulamentados pelo poder público, obras de saneamento e recuperação das vias de acesso, construção de um aeroporto, além da melhoria dos serviços de energia.

História recente

O turismo é, portanto, a principal fonte de renda de Águas de São Pedro, que realizou melhorias no setor comercial e industrial. Foi construído um prédio na zona industrial da cidade para o engarrafamento das águas das fontes Gioconda e Almeida Salles, bem como uma tentativa de industrialização da água sulfurosa na forma de cosméticos e cremes para a pele.

A cidade é um dos integrantes da Região Turística (RT) Serra do Itaqueri.