23 de abril de 2024

Qual é a diferença entre cirurgião dentista e clínico geral?

Confira as diferenças e tenha uma melhor saúde bucal


Por Redacao 019 Agora Publicado 17/08/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Qual é a diferença entre cirurgião dentista e clínico geral?

No dia a dia, muitas vezes o cuidado com os dentes e a saúde bucal é deixado de lado e um dos motivos que fazem com que esse assunto não seja levado tão a sério é que o processo de agendamento de consultas, além de não ser legal, também demanda um tempo que nem sempre as pessoas têm. 

Além disso, nem sempre a pessoa consegue saber de imediato qual é o profissional da saúde apto a atendê-la.

Clínico geral: o que faz?

O dentista, que aqui será chamado de clínico geral para evitar confusão, é o indivíduo que se formou em odontologia e que tem por objetivo cuidar da boca, além de tratar dos dentes e dos ossos da face.

Pode-se afirmar que esse profissional presta atendimento em situações mais gerais, menos específicas. No entanto, esse fator não permite achar que essa tarefa seja fácil.

É pelo clínico geral que os pacientes costumam passar na primeira consulta e é ele quem irá direcioná-los ao profissional de outra especialidade ou, em situações menos complexas, solucionar as queixas. Sendo assim, seu papel compreende ajudar na higienização bucal, além de assegurar a qualidade da mordida e a saúde dos dentes e da gengiva  

No que se refere a tratamentos, esse profissional também está apto a executar procedimentos como:

  • Aplicação de flúor;
  • Limpeza;
  • Orientar práticas educativas visando à saúde bucal;
  • Remoção de tártaro e cáries;
  • Restauração.

Na maioria dos casos, cabe ao clínico geral diagnosticar o paciente sobre todo tipo de problema que esse pode vir a apresentar na boca. Sendo assim, cabe a esse profissional recomendar o tratamento mais apropriado ou, se necessário, direcionar o indivíduo a outra especialidade mais apropriada.

Cirurgião dentista: o que faz?

Esse é o profissional que se formou em odontologia e que se especializou em um ramo mais específico. Como já citado, o clínico geral é quem realiza o primeiro atendimento com o paciente e quando esse não consegue solucionar o caso, cabe a ele orientá-lo a buscar um cirurgião dentista ou encaminhá-lo diretamente. 

Esse atendimento primário com o clínico geral é importante, pois cada cirurgião dentista possui a sua especialização. Logo, somente o clínico geral conseguirá apontar o profissional mais apropriado para tratar de cada situação  

Já sabendo o diagnóstico, o cirurgião dentista, para solucionar o problema do paciente, muitas vezes precisa realizar alguma intervenção cirúrgica, ainda que essa seja pequena. 

Fica fácil perceber como esse profissional possui grande abrangência no que se refere a tratamentos da região bucal. Alguns dos procedimentos por ele executados são:

  • Bichectomia;
  • Cirurgias corretivas (a fim de melhorar o posicionamento dos dentes ou ossos na boca);
  • Extração de dentes;
  • Implante de próteses dentárias;
  • Procedimentos emergenciais;
  • Tratamento de cânceres bucais.

Tanto o clínico geral quanto o cirurgião dentista estão aptos a avaliar o paciente e diagnosticá-lo. No entanto, a fim de solucionar o problema do paciente mais rapidamente, o ideal é que o cirurgião dentista só comece a agir, de fato, no momento de pôr em prática o procedimento odontológico. Dessa forma, ao contar com a orientação de um clínico geral, o tratamento acaba ocorrendo de forma mais rápida e bem-sucedida. 

Conforme a sua especialidade, o cirurgião dentista pode realizar os mais diversos tipos de tratamentos, que vão desde os atendimentos emergenciais até a realização de procedimentos estéticos. Logo, é possível contar com o cirurgião dentista em diversas situações.

Quem procurar? 

Agora que já foi visto o que distingue o clínico geral de um cirurgião dentista, já é possível analisar qual desses dois especialistas é o mais indicado para possíveis problemas. 

Como visto anteriormente, o primeiro passo é passar pelo atendimento com o clínico geral para que ele faça o diagnóstico e veja se é possível solucionar o problema ou, se necessário, fazer o encaminhamento para a realização do tratamento mais apropriado para o paciente. A questão é que nem sempre o paciente dispõe de tempo ou até mesmo ânimo para enfrentar uma consulta. 

No geral, os casos mais complicados são os que envolvem incômodos e a pessoa não imagina o que pode vir a ser. Quando isso acontece, o paciente pode acabar tendo mais trabalho, pois encontrar um dentista e marcar uma consulta pode se tornar um processo mais estressante. 

Como é possível notar, são inúmeras as diferenças entre o profissional especializado em clínica geral e o que é cirurgião dentista. O importante é analisar qual desses profissionais é o mais indicado e, assim, realizar a marcação da consulta. Agora o agendamento não será mais uma tarefa árdua.

Com acesso a todas essas informações, não será mais necessário enfrentar as antigas dificuldades que esse processo representava. Ao lembrar das dicas aqui apresentadas, as próximas consultas serão bem mais tranquilas.