29 de março de 2024

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit continuam em ascensão como destinos turísticos no México

Cada vez mais, os viajantes optam por visitar a região mexicana, conhecida pelo charme e atrações culturais autênticas


Por Redacao 019 Agora Publicado 02/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A vibrante região de Jalisco e Nayarit, na costa do Pacífico mexicano, continua em ascensão para se tornar um dos destinos mais populares do México. Cada vez mais, os viajantes optam por visitar a região, conhecida pelo charme e atrações culturais autênticas, o que resultou em uma ocupação de hotéis estelar, com uma média de 80% durante o primeiro semestre de 2019.

De janeiro a junho de 2019, já foram registradas 29.016 vendas de viagens a turistas da América Central e do Sul para a região, resultando em um aumento significativo de 1,7% em relação aos resultados de 2018, já que o primeiro semestre deste ano excedeu o número de visitantes que chegaram à região de janeiro a dezembro do ano anterior, que era de 28.530.

Espera-se que esse número continue a crescer no restante de 2019, agora que a região possui conexões confortáveis com as principais cidades da América Latina via Panamá com a Copa Airlines, através do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta #PVR, que atende a ambos os destinos e conta com 250 voos internacionais e nacionais por semana.

Até o momento, o turismo contribuiu com cerca de USD$ 1,2 bilhão em receita para a crescente região, dos quais mais de 70% são provenientes de turistas internacionais, o que mostra a importância da indústria para os dois destinos. Ainda, as cidades latino-americanas que se destacaram como emissores de turistas neste primeiro semestre foram Bogotá, Buenos Aires, Lima, Santiago, Chile, Medellín, Panamá e São Paulo.

Javier Aranda Pedrero, diretor do Fundo de Promoção Turística de Puerto Vallarta, comentou que “o número de visitantes da América Latina aumentou consideravelmente e está aumentando. Esperamos ainda fechar 2019 com excelentes números, graças ao aumento da conectividade com os voos diretos da Copa Airlines por meio do hub das Américas, além de vôos diários via Guadalajara e Cidade do México.

O visitante latino-americano encontrará em Puerto Vallarta uma infraestrutura hoteleira renovada e moderna, um mar de atividades com mais de 50 opções ao ar livre, variados eventos e festivais de importância internacional que são realizados durante o ano, culinária de alto nível, clima excepcional, praias paradisíacas e tradições autênticas mexicanas”.

No caso da Riviera Nayarit, Marc Murphy, diretor geral do Escritório de Visitantes e Convenções da Riviera Nayarit, comentou: “Tivemos um dos anos de maior sucesso em 2018 e estamos orgulhosos de ver os números ainda maiores este ano, eles estão a caminho de superar esse sucesso. Estamos vendo um aumento não apenas nas taxas médias de ocupação das propriedades de quatro e cinco estrelas, mas também nas taxas de vendas desses quartos, o que significa um impacto positivo na economia local, pois atraímos viajantes com despesas mais altas”

Além da diversidade de acomodações e atividades exclusivas que a região oferece, vale ressaltar que é um ótimo momento para ambos os destinos, devido aos grandes investimentos de marcas de renome mundial que estão impulsionando o crescimento econômico e expandindo as opções para todos os tipos de viajantes à região.

No caso de Puerto Vallarta, o porto atualmente passa por um processo de renovação, projeto que conta com investimento de USD$ 26,3 milhões, assim como o aumento de 8 jetways no aeroporto internacional de Puerto Vallarta. Para Riviera Nayarit, marcas de hotéis como Marriott, Westin, Autograh Collection, Ritz Carlton Resort, Marival Armony, Auberge, Conrad, One & Only, Rosewood Hotels & Resorts, Ritz Carlton Reserves, Farimont, entre outros, farão estreias no destino nos próximos anos. A região também sediará o primeiro parque temático do Cirque du Soleil (Cirque du Soleil Theme Park) no México, um parque natural e aquático que oferecerá shows noturnos e capacidade para até 5.000 espectadores. Um investimento de mais de USD$ 2 bilhões.