04 de julho de 2020

Especialista dá dicas para cuidar de cabelos pintados

Pintar o cabelo é uma ótima forma de exercer a individualidade e brincar um pouco com o próprio estilo. Contudo, cabelos pintados requerem certos cuidados específicos para não desbotarem


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/06/2020
Especialista dá dicas para cuidar de cabelos pintados

Manuela Santos, especialista na área de beleza, afirma que existem muitas formas de garantir a saúde do cabelo mesmo após a aplicação da tintura. “Isso já começa imediatamente depois de pintá-lo,” diz ela. “Muitas pessoas lavam o cabelo logo depois de tingi-lo. Isso tem o efeito inevitável de remover uma parte da cor, o que gera a aparência de desbotado. Assim, se você não quer isso, o melhor é esperar 72 horas após aplicar a tintura para lavar o cabelo novamente.”

Também é possível reforçar a tinta a cada lavagem. “Isso vale especialmente para quem pinta o cabelo de cores muito diferentes e vivas, como rosa, azul, roxo ou verde,” comenta Manuela. “Essas cores desbotam com mais facilidade, então é legal reforçar a tinta sempre que você for lavar o cabelo. Dá para fazer isso misturando algumas gotas de tinta com um condicionador branco. Dessa forma, sempre que você passar o condicionador, vai estar reforçando a tintura nos seus fios.”

Mas isso não significa lavar o cabelo todos os dias. “Lavar o cabelo todos os dias é um péssimo hábito, pois, além de ressecar as madeixas, faz com que a tinta desbote mais rápido. Ao invés disso, procure lavar duas ou três vezes por semana.”

Além disso, Manuela reforça que é preciso manter o cabelo saudável através de máscaras de tratamento. “A tintura pode gerar o ressecamento do cabelo, além de tornar os fios mais quebradiços”, alerta ela. “Por isso, é fundamental que você tenha uma rotina de cuidados capilares que inclua tratamentos pelo menos uma vez por semana. Essas máscaras podem ser de hidratação, nutrição ou reconstrução. No entanto, o mais importante é que você selecione produtos especialmente feitos para cabelos pintados. Assim, o resultado final será muito mais positivo para os seus fios.”