26 de outubro de 2020

Rádio Pet está no ar

Rádio Pet é o primeiro canal com programação 24 horas destinada a cães e gatos; confira outras dicas para proteger seu animalzinho na hora da virada do ano


Por Redacao 019 Agora Publicado 29/12/2019 Atualizado em 18/02/2020 às 16:02

O portal 019 Agora, em parceria com a Educadora, lançam o primeiro canal voltado para tutores protegerem cães e gatos do barulho.

A programação musical foi especialmente preparada com canções leves, relaxantes e que acalmam animais durante queimas de fogos e também em situações do nosso cotidiano, como som alto de automóveis e escapamentos abertos de motos.

A seleção de músicas também é voltada para as pessoas, principalmente idosos e alguns tipos de autistas, que são mais sensíveis e sofrem com barulhos elevados.

Sobre os animais, o som causado pelos fogos de artifício com estampido pode provocar, por exemplo, arritmia cardíaca, tontura, pânico e outros sintomas prejudiciais à saúde dos pets.Muitos cães costumam fugir de casa para tentar se proteger dos fogos e acabam se perdendo da família.

As músicas da Rádio Pet contam com a tecnologia de áudio binaural, que contém frequências especiais e muitas vezes inaudíveis por humanos, porém, muito eficazes em pets, que têm a audição centenas de vezes mais sensíveis que a humana.

O idealizador do projeto, o empresário Bruno Bortolan, destaca que o objetivo, neste primeiro momento, é ajudar a diminuir o impacto causado pelo barulho das festas de fim de ano aos animais. “A Rádio Pet é o primeiro canal do mundo com programação 24 horas voltada para cães e gatos. Em breve, ela trará conteúdo especial para os tutores, como o Momento Pet, com dicas e informações sobre o universo pet, apresentado semanalmente na Educadora”, disse.

Momento Pet é exibido aos sábados na Educadora, no rádio e em todas as plataformas digitais.

Rádio Pet já pode ser acessada pelos portais:

www.019agora.com

www.educadora.am

O player fica localizado no rodapé das páginas. Basta escolher a Rádio Pet e clicar em Play. Ela está preparada para ser reproduzida em celulares, tablets, PCs, notebooks, dashboards de carros e até mesmo em caixas inteligentes como a Alexa.

GATOS TAMBÈM SOFREM COM ROJÔES

Muita gente acha que os felinos, por serem mais independentes e livres, não se incomodam com o barulho da queima de fogos. Negativo! Da mesma maneira que o som alto atrapalha e assusta os cães, os gatos também podem dicar transtornados durante a virada do ano ou em outros eventos em que a população usa fogos de artifício. Alguns gatinhos podem fugir de casa (com muito mais facilidade que os cães) e ainda apresentar tremores e miados de desespero.

Algumas dicas para evitar problemas com seu gatinho estão em manter as janelas fechadas durante a queima de fogos, tirar obstáculos que possam machuca-lo caso o bichano saia correndo e, claro, colocar uma música suave para que possa abafar os estampidos dos rojões.

COMO PROTEGER SEU ANIMALZINHO DURANTE A QUEIMA DE FOGOS?

Alpa, Associação Limeirense de Proteção Animal, realiza uma campanha para que a população use fogos de artifício sem estampido durante o Réveillon. Uma das dicas oferecidas pela entidade é justamente ligar o rádio, especialmente a Rádio Pet, para abafar o som dos rojões, além do uso de sedativos, que só podem ser adotados com prescrição do médico veterinário.

“Independentemente da dica que será seguida, o mais importante é não forçar o seu pet a fazer algo que ele não queira. Faça o possível para protegê-lo e ajudá-lo a passar a virada de ano com tranquilidade. Se outros não respeitam animais, crianças, enfermos,mostre a eles o quanto você respeita e protege seu animalzinho”, apontam representantes da Alpa.

Confira algumas dicas importantes:

1. Coloque placa de identificação (TAG) na coleira do seu cão ou gato. Se eles fugirem durante a queima de fogos, serão localizados com mais facilidade.

2. Acolha-o e acomode-o dentro de casa 

3. Feche portões, portas e janelas 

4. Ofereça alimentos leves 

5. Separe os cães 

6. Não deixe-o acorrentado (jamais!) 

7. Uso de medicamentos (somente com a prescrição do médico veterinário) 

8. Para abafar o som dos fogos você pode colocar a Rádio Pet no volume mais alto; ligar o ventilador ou outro aparelho que faça algum ruído. A música clássica é a melhor opção.

9. Se forem ficar sozinhos, deixe os pets em um recinto seguro, livre de obstáculos, sem espelhos ou bordas afiadas e com as cortinas fechadas

10. Passeie com os cachorros durante o dia, para que fiquem mais cansados e durmam nos momentos da virada da no ano.