25 de abril de 2024

Luca Benites participa da Feira Internacional de Arte Contemporânea SWAB 2020

A Feira Internacional de Arte Contemporânea SWAB 2020 acontece entre os dias 1 e 15 de outubro


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/09/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Luca Benites participa da Feira Internacional de Arte Contemporânea SWAB 2020
Artista brasileiro Luca Benites – Foto: Divulgação

Luca Benites participa da Feira Internacional de Arte Contemporânea SWAB 2020. O artista brasileiro, radicado em Barcelona desde 2010, terá uma participação singular no evento internacional entre os dias 1 e 15 de outubro.

Será um solo show, organizado pela Galeria de arte Pabellón 4 de Buenos Aires e que representa o artista há mais de 5 anos. A curadoria deste projeto é do curador espanhol Jordi Garrido.



A Galeria Pabellón 4 é um espaço de encontro de propostas da arte contemporânea latino-americana. É uma galeria que se destaca por ser um espaço reflexivo independente que estende a sua prática a todo o campo da
produção cultural.



SWAB conta com uma trajetória ascendente no mercado europeu e esta será a sua 13a. edição. Este ano a exposição será integramente virtual em parceria com a Plataforma ARTSY, uma das maiores e mais importantes plataformas de arte do mundo.


No contexto desta exposição Luca apresenta obras do seu último projeto “FOGO” no qual o artista queimou a totalidade de suas obras produzidas entre os anos 1998 e 2016, precisamente 298 pinturas, fotografias, desenhos, maquetes e algumas pequenas esculturas. Atualmente ele está trabalhando com as cinzas das obras queimadas em diferentes formatos. O projeto consta de um documentário em formato video, um livro com todas obras queimadas e obras realizadas com as cinzas. Foi realizado na pequena cidade de Ebnit, na Áustria em 2017.

O principal objetivo deste projeto é propor uma reflexão sobre a passagem fugaz do tempo, como nós seres humanos usamos nosso tempo em nosso dia a dia e à impôrtancia que damos à nossa rotina: “Estamos realmente vivendo ou sobrevivendo?”, pergunta constantemente o artista quando apresenta suas ampulhetas -relógios de areia- com as cinzas das obras queimadas.


VIVÊNCIA

Com mais de 90 exposições em feiras, galerias e instituições de arte no mundo inteiro Luca Benites já morou no Uruguai, China, Estados Unidos. Atualmente, mora em Barcelona, aonde tem seu ateliê permanente, ainda que grande parte da sua produção em bronze fica em Madri, na fundição FADEMESA.


O artista está atualmente trabalhando em varias frentes, com importantes projetos de esculturas públicas em bairros no Brasil, um site específico para um Parque de esculturas em Portugal e alguns edifícios residenciais nos Estados Unidos e no Brasil, como o “Capítulo 1”.

O edifício localizado no Bairro Três Figueiras em Porto Alegre (RS) é um projeto que mescla arquitetura de autor com arte. A responsável deste empreendimento é a ABF Empreendimentos Imobiliários, liderada pelo o empresário Eduardo Fonseca, CEO da empresa. O projeto arquitetônico é assinado pelo o escritório de arquitetura OSPA.

Neste projeto o artista brasileiro Luca Benites construirá uma escultura em ferro para o jardim de acesso e duas obras interiores em latão para a galeria de arte com exposição permanente que tem a curadoria de arte feita pela a Galeria Zielinsky. Os jardins privativos também tem o protagonismo do renomado paisagista brasileiro Alex Hanazaki. O artista trabalha há muitos anos entre a Europa, Estados Unidos e América latina.

Conheça mais o trabalho do artista Luca Benites no site oficial: www.lucabenites.com