25 de abril de 2024

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica bate recorde de participações

OBA e MOBFOG tiveram quase 1,4 milhão de alunos participantes em 2022


Por Redacao 019 Agora Publicado 28/06/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica bateu recorde de participações em sua 25ª edição realizada em maio de 2022. A OBA é acontece anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Participam alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, em todo território nacional e no exterior, desde que por escolas de língua portuguesa.



OLIMÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA BATE RECORDE DE PARTICIPAÇÕES EM 2022



A 25ª edição da OBA, que aconteceu no final de maio, bateu recorde de participações com 1.368.964 alunos competindo, mais de 12 mil escolas e quase 60 mil colaboradores envolvidos. Os resultados com os medalhistas por categoria serão divulgados em 30 de junho.

O objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.


“Ficamos muito felizes com o crescimento expressivo que estamos tendo nos últimos anos, na competição, e de fazermos parte de um passo crucial no desenvolvimento destes jovens”,comentou o Dr. João Batista Garcia Canalle, astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador nacional do evento.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (UNIP).

Além de ter crescido, a OBA se multiplicou ao longo dos seus 25 anos. Dentro da olimpíada foi criada a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que cresce anualmente com alunos lançando seus foguetes aos céus do Brasil.

Os números deste ano da MOBFOG consistem em 3.633 escolas, 187.447 alunos e 23.145 colaboradores participantes. Um marco na história da competição.

Para mais informações acesse o site ou o Instagram da Oba.