29 de março de 2024

Idosos de Limeira se formam em curso sobre inclusão digital

Solenidade de grupos da Terceira Idade contou com discursos e declamação de poesia


Por Redacao 019 Agora Publicado 06/12/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Crédito: Beatriz Venâncio/CML

Após três meses de aulas, os idosos que participaram do curso “Inclusão Digital para a 3ª Idade para Multiplicadores” foram diplomados pela conclusão das aulas, nessa sexta-feira, 6 de dezembro. Ao todo 31 pessoas se formaram como multiplicadores, representando 19 grupos da terceira idade, vereadores da terceira idade e uma integrante de Araras (SP).

O projeto promovido pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, em parceria com a Enactus-Unicamp e o CRAS Marilena Pinto Ramalho, e do Ceprosom, começou em 2018 e já formou duas turmas de “Inclusão Digital e Uso da Tecnologia para Terceira Idade”, este recebeu da Enactus o nome “NETA – Nunca é Tarde Para Aprender”.

Nesta edição, o curso buscou formar multiplicadores que darão continuidade ao trabalho, ministrando aulas nos próprios grupos dos quais fazem parte. Na Câmara, as aulas serão ministradas pelos vereadores da terceira idade e voluntários, destinadas aos idosos que não fazem parte de grupos de terceira idade e membros de grupos que não formaram multiplicadores; quatro ex-alunas, inclusive, já estão dando aulas como multiplicadoras nos grupos dos quais fazem parte: Maria Aparecida Basso, Cleusa Pizzani Barroso, Maria do Carmo Nazaré e Neide da Silva.

Funções básicas do celular, ligações, mensagens sms, alarme, conceitos e uso de wifi, dados móveis, câmera, e-mail, Google Drive, App Store, Google, Youtube, Whatsapp, Uber, Moovit, Google Maps, Facebook e Trabalho de Conclusão de Curso são alguns dos conteúdos aprendidos durante as 52 horas de curso e agora serão reproduzidos. Além disso, os formandos também participaram de curso de oratória, como se portar perante os alunos, coach e oficina sobre fake news e perigos nos relacionamentos pela internet.

Agradecimentos

O evento de formatura foi conduzido pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), e contou com participação da diretora de Proteção Social Básica do Ceprosom, Luciana Miquelete Torres, representando o prefeito Mario Botion; a coordenadora do Ceprosom, Neusa Sanches; a presidente discente da Enactus-Unicamp Limeira, Ariane Cardoso Poltronieri, os vereadores Edgarzinho do Skate (PSC), Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) e Jorge de Freitas (Patri), a coordenadora da Escola Legislativa, Cristiane Scardelai e membros do projeto que ministraram as aulas.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara ressaltou que não existe idade para aprender. “Eu vejo a alegria e orgulho de cada um de vocês. As vezes, nós temos medo de aprender novas coisas e vocês foram além e agora repassarão todo o aprendizado para muitos que não tiveram a oportunidade de estar aqui”, declarou.

Neusa parabenizou todos os envolvidos com o projeto. “Essa parceria e os frutos colhidos são gratificantes. Sei que os jovens da Enactus ensinaram muito, mas tenho certeza que eles aprenderam muito mais com a terceira idade”, enfatizou.

Maria Salete Ometto Quadros, aluna do curso e oradora da turma, defendeu a importância de que todos continuem a estudar e aprender enquanto puderem, mantendo-se em constante atividade. “Meus netos mexem no celular e quando eu tinha dúvidas eu sempre pedia ajuda, hoje eu dou bem menos trabalho para eles, graças a tudo que aprendi aqui”, relevou.

A ocasião também contou com a declamação da poesia “Ser Gente”, autoria de Itamar Moreira, pelo também aluno do curso, Jonathas Beduschi.

A presidente da Enactus, Ariane, agradeceu a todos os apoiadores do projeto, pelo empenho e trabalho desenvolvido em conjunto e também aos formandos “pelo entusiasmo e vontade de acumular novos aprendizados e a coragem para desbravar novos terrenos e alcançar a independência”. “Obrigada por abraçarem a causa e se jogarem nesse desafio de democratizar o acesso à tecnologia para a terceira idade, dispostos a fazer a diferença, provando que não existe idade ou momento certo para ser a mudança no mundo, basta acreditar, unir forças e agir”, discursou.

Por fim, a coordenadora da Escola Legislativa, Cristiane, contou sentir orgulho ao lembrar de cada dia de aula e da alegria com a qual os idosos chegavam à Câmara para aprender. “Tenho enorme admiração e respeito pela coragem de vocês por estarem dispostos a continuar esse projeto, cada qual em seu grupo e aqui na Câmara, nossos vereadores e voluntários. Quero que saibam que a Escola Legislativa estará sempre à disposição para ajudá-los nessa empreitada”, concluiu.