23 de abril de 2024

Pesquisa mostra que brasileiros querem presentear nesse Natal e pagar à vista

53% dos usuários vão às compras e a maioria prefere fazer isso no shopping


Por Redacao 019 Agora Publicado 11/12/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Imagem de Jan Vašek por Pixabay

A menos de duas semanas para o Natal, o consumidor já está indo às compras para dar aquela lembrancinha de fim de ano. Mas será que em meio a uma economia ainda fraca, o brasileiro vai fazer questão de investir em presentes?
Segundo pesquisa feita pelo aplicativo de opinião pública Quinto vai ter presente sim, já que 53% dos usuários disseram fazer questão de dar presentes de Natal e efetuar o pagamento à vista, como também mostra os 69% dos votantes que não querem de jeito nenhum parcelar as compras.
 De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as compras de Natal desse ano devem movimentar R$ 60 bilhões no comércio e no setor de serviços brasileiro. O volume é próximo à soma do movimentado em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças de 2019.

E apesar do grande movimento que já é visto nas lojas, 82% dos votantes afirmam que preferem fazer compras online, mantendo algumas vantagens desse tipo de consumo, incluindo o conforto. Mas isso também é possível se as compras forem feitas no shopping, como afirmam 83% dos usuários que dizem preferir o local para fazer as compras, aproveitando para fugir do forte calor ou chuva que os dias de verão trazem e que afeta o ânimo do consumidor.
 A pesquisa do Quinto ainda mostra que o público está dividido quando o assunto é comprar por impulso. Em 2018 o SPC e CNDL já haviam mostrado que o serviço de crédito leva o consumidor a gastar sem precisar em roupas, calçados e acessórios (19%), compras em supermercados (17%), perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%).