29 de março de 2024

`Advogado do Povo´ alerta para o crescimento de falsas promoções

Inúmeros golpes estão ocorrendo em larga escala, principalmente no mundo virtual, como anúncios de falsas promoções


Por Redacao 019 Agora Publicado 03/06/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Sergio Tannuri

Em tempos de pandemia do coronavírus, o consumidor tem que redobrar a atenção com publicidades enganosas e falsas promoções. O momento é de atenção, desespero e incertezas, mas os aproveitadores de ocasião e cibercriminosos ignoram a situação difícil que o País vive, para tentar lesar à população, especialmente nas relações de consumo ou mesmo nas prestações de serviços.  

De acordo com o Advogado do Povo, Sergio Tannuri, inúmeros golpes estão ocorrendo em larga escala, principalmente no mundo virtual, como anúncios de falsas promoções.  “Diariamente, nos deparamos com anúncios de promoções onde são prometidos grandes descontos em produtos ou serviços caros. As ofertas prometem, em alguns casos, descontos de até 50% do preço de mercado. Infelizmente, muitos consumidores acreditam e acabam caindo em golpes”, alertou Tannuri. 

Um setor que vem chamando a atenção é o turismo, visto que as reclamações aos órgãos de proteção ao consumidor registraram um significativo aumento, não só voltadas às agências de viagens, como aos hotéis e às companhias aéreas também.  “É preciso tomar muito cuidado com as promoções muito tentadoras pois pode ser armadilhas. Nas redes sociais, multiplicaram-se anúncios com ofertas inexequíveis, sendo que os golpes online aumentaram expressivamente”, comentou Tannuri.

“O comprador precisa estar ciente, analisas os prós e os contras, antes de efetivar a compra”, explicou. Para quem já adquiriu um pacote e não conseguiu fazer a viagem, pelos motivos já expostos, a dica do Advogado do Povo é esta: “A palavra de ordem é ‘negociação’. Tente remarcar ou reagendar a viagem. Pedir o dinheiro de volta ou judicializar a questão não é o mais recomendável em tempos de pandemia. Uma solução amigável é melhor”, explicou Tannuri. 

O Advogado do Povo, Sergio Tannuri viveu experiências importantes e bem-sucedidas na Band, programa Aqui na Band; na Rede Record, no quadro ‘Patrulha do Consumidor’; e na TV Gazeta, com várias participações no programa Todo Seu, apresentado por Ronnie Von. 

“Mantenho o meu site oficial (www.tannuri.com.br) ativo para responder às questões encaminhadas, pois quero seguir auxiliando os internautas nas relações de consumo, além de orientar e prevenir sobre os golpes que estão ocorrendo nesse momento conturbado que estamos vivendo. Além disso, sigo à disposição dos meios de comunicação para analisar, debater, conversar e orientar sobre os direitos do consumidor em todas as suas vertentes”, finalizou Tannuri.