29 de março de 2024

Unidades de Saúde de Sumaré seguem com as ações da Campanha Dezembro Vermelho

Na semana passada as ações da Campanha foram realizadas nas unidades do Cruzeiro e Bordon


Por Redacao 019 Agora Publicado 13/12/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Crédito: Prefeitura de Sumaré

A Prefeitura Municipal de Sumaré segue com as ações do Dezembro Vermelho nas unidades de Saúde. Durante todo o mês, as equipes das unidades reforçarão a importância da prevenção e do combate ao vírus HIV. Na ação as pessoas receberão preservativos, orientações educativas por meio de palestras e rodas de conversa. Nesta quinta-feira (12), a USF (Unidade de Saúde da Família) Picerno realizou palestras sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce contra o HIV e testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite).

Os usuários contaram também com a presença ilustre do Papai Noel. Já a USF Santa Clara ofereceu à população os testes e orientações sobre HIV/Aids. Na segunda (dia 09), o Dezembro Vermelho aconteceu na USF Veccon. Os usuários contaram com palestras e testes rápidos.

Durante o ano todo as Unidades de Saúde e o CRESSER promovem ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, intensificando as atuações em dezembro, que marca o mês da luta. “Vamos aproveitar o Dezembro Vermelho, mês de mobilização nacional, para alertar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce contra o HIV, a AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Na semana passada as ações da Campanha foram realizadas nas unidades do Cruzeiro e Bordon. Nos dias 04 e 05, a equipe do Cruzeiro realizou palestras de orientações e testes rápidos nos Grupos de Tabagismo e Insulinodependentes (diabéticos que fazem uso de insulina). No dia 06, os participantes do Grupo Nutricional da USF Bordon iniciaram as atividades com Lian Gong, seguida de orientações sobre HIV/Aids e testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite).

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano o município registrou 48 casos de Aids na cidade. Já no ano passado 73 pessoas contraíram o vírus da doença. Até o momento foram registrados quatro óbitos em decorrência da Aids no Município. Somente no ano passado, Sumaré registrou a morte de treze pessoas por causa da doença.