19 de abril de 2024

Mutirão de oftalmologia vai até 18 de dezembro em Limeira

Consultas são previamente agendadas


Por Redacao 019 Agora Publicado 08/12/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Segue até o dia 18 de dezembro o atendimento a pacientes de Limeira que precisam de consultas na área de oftalmologia.
O prefeito Mario Botion (PSD) acompanhou os atendimentos do segundo mutirão oftalmológico da Prefeitura, o “+ Visão”. Serão oferecidas 3.080 consultas médicas e 600 cirurgias de catarata e pterígio (tecido fibrovascular que atinge a córnea).

No primeiro dia, houve 216 atendimentos, com uma cirurgia de pterígio e 79 cirurgias de catarata já agendadas.


Botion observou que o novo mutirão está ainda maior que o anterior, realizado em outubro, quando foram beneficiadas 1.748 pessoas, com 1.400 consultas e 348 cirurgias. “Agendamos um número significativo de consultas e cirurgias para recuperar a visão das pessoas que a perderam ou que estão com dificuldade para enxergar”, frisou. O prefeito também fez um apelo para que os pacientes agendados não faltem às consultas, e caso ocorra algum impedimento, que avisem com antecedência a unidade de saúde.


Para atender bem os munícipes, uma estrutura coberta foi montada no Parque Cidade, com espaço para triagem, salas de exames, consultórios, ventiladores e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. O investimento é da ordem de R$ 700 mil e os recursos são do próprio orçamento municipal. 

Segundo o secretário de Saúde, Vitor Santos, a área de oftalmologia apresentava uma das principais demandas da pasta e acumulou fila de espera de 8 mil pessoas, sobretudo de idosos. “Chegamos a fazer um concurso público nessa especialidade, mas os médicos convocados não assumiram os cargos. Fomos então em busca de alternativas para reverter essa situação e optamos pelo mutirão”, frisou Vitor Santos.


Quem aguardava atendimento nesta quinta-feira era o pedreiro especializado em acabamento, Clóvis Martins, de 54 anos. “Não consigo enxergar bem de perto”, comentou o pedreiro, que espera pela consulta há mais de um ano. Residente no Jd. Novo Horizonte, ele disse que ficou surpreso quando um agente de saúde foi até a casa dele entregar a guia de agendamento. “Tive uma impressão muito boa desse mutirão, as pessoas que fazem o atendimento são muito educadas”, relatou.


Outra munícipe era a auxiliar de escritório Rosália Tófoli de Marco, de 83 anos. Viúva há mais de 30 anos, mãe de sete filhos, 15 netos e seis bisnetos, ela disse que a visão deficitária estava prejudicando a leitura da Bíblia.

Trabalhando no mesmo escritório de contabilidade há três décadas, ela soube do mutirão por meio de uma vizinha, e no mês passado, foi à UBS Cidade Jardim para agendar uma consulta. “Há alguns anos um médico disse que eu tinha catarata, mas agora é que eu vou confirmar. Se for preciso, eu faço a operação”, disse com otimismo.


Prestes a entrar na sala de exame, Aparecido Francisco de Camargo, de 67 anos, também relatou seus problemas de visão, que começaram a surgir há mais de dez anos. “Não enxergo nada do olho direito e do esquerdo, apenas um pouco.” Sem poder trabalhar, ele foi convocado no mutirão de outubro, mas disse que não pôde comparecer. Ao lado da esposa, Aparecida Fátima Constância Camargo, de 61 anos, ele sonha em restabelecer a visão para voltar a cozinhar. “Espero que Deus me abençoe”, falou.


Serviço:

Os atendimentos do “+ Visão” seguem até dia 18, no Parque Cidade (Rua Dr. José Botelho Veloso, s/nº – ao lado da Biblioteca Municipal). Já as cirurgias foram marcadas para os dias 20, 21 e 22, no hospital Humanitária (Av. Dona Antônia Valverde Cruãnes, 70, no Jd. Nova Itália).


Foto: Adilson Silveira