19 de abril de 2024

A saúde começa pela boca: doença periodontal é uma das principais complicações do diabetes


Por Redacao 019 Agora Publicado 18/11/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Crédito: Pixabay

O mês de novembro é usado por entidades de saúde para falar das prevenção ao diabetes. A campanha é uma ação da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita-se que 1 em cada 11 pessoas no mundo todo tenham a doença. A diabetes é uma doença silenciosa causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O que pouca gente sabe, é que a condição está ligada diretamente à saúde bucal e merece atenção.

Diabetes X Saúde Bucal

A periodontite ou doença periodontal é uma infecção crônica que acomete os tecidos de proteção e sustentação do dente – gengiva, ligamento periodontal e osso. Essa inflamação é desencadeada por bactérias, que geram uma resposta inflamatória, fazendo com que a periodontite seja considerada a sexta complicação clássica do diabetes. Esse processo inflamatório, se não tratado, leva à perda do osso que sustenta o dente na boca e, consequentemente, à perda do próprio dente.

De acordo com o especialista Dr. Ivan Borges – um dos principais profissionais na área de Periodontia Estética e Implantodontia do Brasil – a relação da doença com problemas bucais é uma das mais bem-estabelecidas em pesquisas e a interação das duas condições ocorre em uma via de mão dupla. “A periodontite atinge cerca de 80% da população e é a sexta maior complicação para quem tem diabetes. As alterações na vascularização periodontal e nos níveis glicêmicos do fluido sulcular gengival facilitam a instalação ou alteram o curso da doença periodontal em diabéticos. Por outro lado, a inflamação da gengiva também dificulta a absorção de insulina, podendo causar uma descompensação glicêmica nos portadores de diabetes, ou seja, uma condição afeta a outra diretamente e por isso é importante falarmos de conscientização aproveitando a data”, explica o especialista.

Campanha “Sorrir Muda Tudo”

No último dia (25), começou a campanha “Sorrir Muda Tudo”, que visa a conscientização e valorização da saúde bucal, exaltando de que maneira ela é capaz de interferir diretamente em todo o corpo. A iniciativa tem apoio da Dentsply Sirona (www.dentsplysirona.com/pt-br) – maior fabricante de soluções odontológicas do mundo – e  da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), além das principais entidades e indústrias do setor. 

Com duração de seis meses, o projeto conta com ações mensais sobre os impactos do sorriso em cada aspecto da saúde. Em novembro, o assunto da vez é nutrição, com ênfase em diabetes e doença periodontal. A ação acontece especialmente nas redes sociais e conta com a participação de influenciadores digitais. E não para por aí! A campanha “Sorrir Muda Tudo” também impactará o público com ações presenciais na cidade de São Paulo,  com a blitz na paulista e mutirão na calçada da FIESP, além de marcar presença em pontos de ônibus, metrô e shoppings.