15 de agosto de 2020

Saiba como realizar um Diagnóstico Financeiro Profissional Independente

O Diagnóstico Financeiro é muito útil a identificar áreas de melhorias da empresa para que a mesma, após alguns ajustes, possa se capacitar a receber investimentos


Por Redacao 019 Agora Publicado 27/01/2020
Diagnóstico Financeiro Profissional Independente

Jair Lemes

Desempenho financeiro, em sentido mais amplo, refere-se ao grau em que os objetivos financeiros estão sendo ou foram alcançados e é um aspecto importante do gerenciamento de riscos financeiros. É o processo de medir os resultados das políticas e operações de uma empresa em termos monetários. É usado para medir a saúde financeira geral da empresa durante um determinado período de tempo e também pode ser usado para comparar empresas semelhantes no mesmo setor ou para comparar setores ou setores em agregação.

Empresas e grupos interessados, como gestores, acionistas, credores e autoridades fiscais, procuram responder a perguntas importantes, que podem ser respondidas como:

1. Qual é a posição financeira da empresa em um determinado momento?

2. Como está o desempenho financeiro da empresa durante um determinado período de tempo?

Essas perguntas podem ser respondidas, com a ajuda de um diagnóstico financeiro profissional independente, de uma empresa.  O diagnóstico financeiro envolve o uso de demonstrações financeiras. Uma demonstração financeira é uma coleção de dados organizados de acordo com procedimentos contábeis lógicos e consistentes. Seu objetivo é transmitir um entendimento de alguns aspectos financeiros de uma empresa comercial.

O Balanço mostra a posição financeira (condição) da empresa em um determinado momento. Ele fornece uma captura instantânea que pode ser considerada uma imagem estática. “O balanço patrimonial é um resumo da posição financeira de uma empresa em uma determinada data que mostra o total de ativos = total de passivos + patrimônio do proprietário”.

A demonstração de resultados reflete o desempenho da empresa durante um período de tempo. “A demonstração de resultados é um resumo das receitas e despesas de negócios de uma empresa durante um período especificado, terminando com receita ou perda líquida do período”.

No entanto, as demonstrações financeiras não revelam todas as informações relacionadas às operações financeiras de uma empresa, mas fornecem algumas informações extremamente úteis, que destacam dois fatores importantes: lucratividade e solidez financeira.

Análise de Desempenho Financeiro

A análise do desempenho financeiro inclui análise e interpretação das demonstrações contábeis de tal forma que seja realizado um diagnóstico completo da lucratividade e da solidez financeira dos negócios. financeiro.

Áreas de Análise do Diagnóstico Financeiro

Um diagnóstico financeiro geralmente avalia o desempenho de produção e produtividade da empresa (desempenho total dos negócios), desempenho de rentabilidade, desempenho de liquidez, desempenho de capital de giro, desempenho de ativos fixos e desempenho de fluxo de caixa.

Análise de rentabilidade

Importância da medição do diagnóstico financeiro:

O interesse de vários grupos relacionados é afetado pelo desempenho financeiro de uma empresa. O tipo de análise varia de acordo com o interesse específico da parte envolvida:

Credores comerciais: interessados ​​na liquidez da empresa (avaliação da liquidez da empresa)

Detentores de títulos: interessados ​​na capacidade de fluxo de caixa da empresa (avaliação da estrutura de capital da empresa, principais fontes e usos de fundos, lucratividade ao longo do tempo e projeção de rentabilidade futura)

Acionistas: interessados ​​nos ganhos futuros presentes e esperados, bem como na estabilidade desses ganhos (avaliação da lucratividade e da condição financeira da empresa)

Administração: interessada em controle interno, melhor condição financeira e melhor desempenho (avaliação da atual situação financeira da empresa, avaliação de oportunidades em relação a essa posição atual, retorno do investimento fornecido por vários ativos da empresa etc.)

Um diagnóstico financeiro permite ao empresário, entre outros:

  • Verificação de necessidade de aporte de recursos e o preço ideal do capital;
  • Conhecimento da situação atual da empresa por parte de sócios e investidores;
  • Avaliação do volume de investimentos a serem realizados por sócios e investidores;
  • Elaboração de plano e cronograma de investimentos;
  • Verificação da situação da empresa com a implementação das decisões do planejamento estratégico

E deveria contar com pelo menos os seguintes indicadores e recomendações:

  • Sugestão de estrutura de capitais ideal (participação x dívida e modelo da operação)
  • Taxa de juros que a empresa merece
  • Nível de manipulação de Balanço se houver
  • Simulação de rating de crédito da empresa (Classificação de Risco)
  • Fluxo de caixa projetado para os próximos anos
  • Margens
  • Capacidade de investimento
  • Ciclo Operacional e Financeiro
  • Necessidade de capital de giro
  • Nível de endividamento e análise de despesas com juros
  • Faturamento mínimo para manter a operação saudável
  • Evolução de todos os indicadores com comentários sobre melhora ou piora de performance

Um relatório de diagnóstico financeiro é um resumo do desempenho financeiro de uma empresa que reporta a saúde financeira da mesma, ajudando vários investidores e partes interessadas a investirem ou a empresa a ajustar algumas políticas financeiras para que a mesma se capacite a receber investimentos mais inteligentes que venham de encontro com suas necessidades.