Dicas para quem quer vender mais ou comprar na Black Friday

A expectativa é que as vendas em lojas físicas sejam iguais ao do comércio eletrônico, valorizando as vendas com a presença de vendedores


Por Redacao 019 Agora

Os brasileiros estão aprendendo o verdadeiro significado da Black Friday e já sabem que os descontos não acontecem apenas próximos a data comemorativa, próximos a última sexta-feira de novembro. O que fará deste ano um ano diferente pela primeira vez no Brasil será as vendas nas lojas físicas, lojas de ruas e de shopping centers. A expectativa é que as vendas em lojas físicas sejam iguais ao do comércio eletrônico, valorizando as vendas com a presença de vendedores. Essa expectativa é o resultado de uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.

Importante lembrar que a Black Friday este ano acontecerá no dia 29 de novembro – 6ª feira, sempre na última sexta do mês de novembro. Com origem nos Estados Unidos, este evento acontece um dia após o feriado de Ação de Graças. O foco lá é limpar o estoque para as lojas físicas receberem novos produtos para o Natal. No Brasil o evento é recente, começou em 2010 com foco nas vendas pela internet sendo a principal data para os e-commerces brasileiros. E ainda, os brasileiros já perceberam que as promoções não acontecem apenas na data do evento, podem, começar no início do mês e na sua maioria dura a semana toda do dia da comemoração – de segunda à sexta-feira.

Outro fator que pode ajudar nas vendas é o aplicativo para smartphones, um canal muito procurado pelos consumidores. Segundo a pesquisa feita pelo Google, a previsão é 36% dos internautas comprem através de app nesta Black Friday. Lembrando que as promoções são válidas para empresas do varejo e também de serviços. Escolas e faculdades, cursos livres, manutenção de residências e escritórios, salões de beleza, pet shops e outros também podem e devem aproveitar esta data para venderem mais e divulgarem os seus serviços.

O segredo do sucesso é o planejamento, o quanto antes ter estruturado e planejado como será a campanha, maior o resultado em vendas e fidelização de clientes. O treinamento da equipe de vendas e atendimento é tão importante quanto o desconto, lembre-se que uma equipe qualificada e motivada é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para crescer. No Brasil este evento recebeu um apelido carinhoso de “Black Fraude” por descontos que não são reais, consideradas propagandas enganosas, e só no ano passado o Procon recebeu mais de cinco mil reclamações.

Dicas para quem quer vender mais ou comprar na Black Friday:

Jaques Grinberg é consultor de empresas e palestrante especialista em Coaching de Vendas. MBA em Marketing na Fundace USP, curso de Gestão de Pessoas no IBMEC, Teatro Executivo na Faap, Coaching na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Formação Profissional em Hipnose Clínica pelo IBFH, certificação internacional em PNL, Técnicas de Negociação no Dale Carnegie, entre outros diversos cursos conhece na prática as dificuldades de vender – é empresário e sócio em empresas – conhece na prática os desafios do dia a dia. Conhecido nacionalmente por diversos artigos e matérias publicados nos principais jornais do país, rádios e TV: foi capa da revista Exame PME edição 40, participou como convidado do programa PEGN da Globo e é caso de sucesso no site Sociedade de Negócios do banco Bradesco. Autor do best-seller 84 Perguntas que Vendem publicado pela editora Literare Books com milhares de exemplares vendidos e autor e coautor em mais de 10 livros de vendas, liderança, carreira e empreendedorismo.

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