20 de abril de 2024

Cartas ao futuro investidor: não pire!

Carol Paiffer, presidente da Atom SA, apresenta dicas sobre o mercado financeiro


Por Redacao 019 Agora Publicado 01/04/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Carol Paiffer
Carol Paiffer – Presidente da ATOM SA

Olá, Futuro Investidor,

Estou na minha terceira carta para você e depois de alguns dias em quarentena começo a ver as pessoas literalmente perdendo a cabeça. 

A incerteza sobre o futuro começa a tomar conta, e o pânico a se alastrar. 

Será que teremos uma crise maior do que 1929? Será que as pessoas vão falir? quebrar? perder seus empregos? 

Os primeiros dias de confinamento são sempre de até diversão, um pouco de prazer em estar em casa, de diminuir o ritmo, de ter tempo para a família, mas a medida que esses dias vão passando o medo toma conta. E não sabemos mais como será o futuro. 

A preocupação com o dinheiro como a se tornar algo constante, e o terror nas redes sociais piora esse sentimento. 

Vou te confessar que ao longo da minha vida como empreendedora já sofri com a minha própria cabeça e estou aqui para compartilhar o que funcionou comigo e pode funcionar com você. 

Primeiro antes de mais nada, sim você precisa cuidar nesse momento da sua saúde mental. Comer direito, dormir direito, lavar as mãos, você já sabe… mas talvez ainda não tenha se tocado sobre sua saúde mental. 

Estou há 15 anos na Bolsa de Valores, como você já sabe não tinha grana então tive clientes lá atrás, vivi a crise de 2008 e o h1n1 de 2009 e é verdade, não tinha uma internet tão presente como hoje então o terror foi menor, mas eu era mais nova, e ainda sofria mais do que hoje com incertezas. Ao longo dos anos passei por outras crises, governo Lula, desconfiança de investidores, a compra de uma empresa de capital aberto na Bolsa e me tornando presidente mais nova mulher de uma empresa de capital aberto na Bolsa. 

Fui para o mundo online e me deparei com algo que nunca imaginei que teria, os chamados haters, pessoas que te julgam, te criticam sem eira nem beira, de graça. 

Carol Paiffer

Demorei para entender como lidar com isso e foi nesses momentos que entendi a importância do controle da mente. 

Quando tinha algo muito sério me incomodando eu tirava da gaveta um projeto que precisava e sempre queria fazer, mas que não achava tempo. 

Sim, ME DESAFIAVA! 

E sobre isso que estou aqui falando com você, se você não quer pirar nesse momento, está na hora de sacar da gaveta um projeto que tire seu folego, aquele que frita sua cabeça e que te faz realmente se sentir vivo. 

Está na hora de estudar!!! 

Para sairmos fortalecidos disso tudo não basta estudar sobre coronavirus ou asistir tv o dia todo, você precisa tirar aquele seu projeto do chão, aquele seu desafio da gaveta. 

Para muitos que estão aqui lendo agora o desafio é bem comum: CONSTRUIR PATRIMÔNIO, aprender sobre dinheiro. 

Então não faça meia boca, sente, ESTUDE! 

Está na hora de sair do ponto A em direção ao ponto B. 

De criar um plano, de criar ações e de colocar em prática. 

Ah, Bolsa não é para mim… 

PERFEITO! 

Pegue sim algo que você sempre disse que não era para você, e faça ser. 

Toda vez que precisei cuidar para não pirar me desafiei a aprender algo que julgaram “dificil” ou que nunca conseguiria. 

É libertador gastar horas do nosso dia saindo do lugar, é libertador aprender algo que julgamos não conseguir. 

Fica aqui minha dica para você nessa quarentena. 

E se decidir aprender bolsa, não esqueça estamos na onda DOS PREÇOS BAIXOS e você pode surfar essa onda, operando nosso capital, sem risco para você, mas mais do que isso, APRENDA ALGO NOVO! 

Cuide-se!

Carol Paiffer
Presidente da ATOM SA