25 de outubro de 2020

As sopas mais famosas do mundo


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/06/2020
As sopas mais famosas do mundo

Os diversos países do mundo possuem várias receitas típicas de carne, massas e outras receitas que representam bem o seu país de origem. Com as sopas não poderia ser diferente. Várias localidades possuem sopas bem famosas, como o Gazpacho espanhol, uma delícia a ser servida em dias de calor.

Nesta época de isolamento e com a chegada das temporadas mais frias do ano, nada melhor do que ficar no aconchego do lar acompanhado de um bom prato de sopa, além de pão e queijo para acompanhar.

1. Russia: Borsch

À base de beterraba, pernil e repolho, essa sopa vermelha “pega” pelos olhos, já que o tom vinho da beterraba contrasta com o branco do creme de leite (na hora de servir é colocada uma colher de sopa diretamente no prato) deixando o visual realmente muito bonito e apetitoso.

É um prato que deve ser provado, já que os ingredientes casam perfeitamente entre si, o sabor terroso da beterraba é atenuado pelo pernil e pelo repolho.

2. Itália: Minestrone

À base de legumes, macarrão para sopa, feijão branco, talo de salsão picadinho, cenoura, repolho, abobrinha, tomate etc. Ao contrário do que muita gente imagina, o Minestrone original italiano não leva carne e, mesmo assim, seu sabor é incrível devido à combinação de ingredientes.

3. Japão: Missoshiro

À base de missô, caldo de peixe, tofu e cebolinha picada, essa sopa é cheia de umami – um dos cinco sabores do paladar humano, ao lado do salgado, doce, amargo e azedo – por isso, o Missoshiro é tão saboroso, apesar de levar poucos ingredientes.

4. França: Vichyssoise

A França entra na lista com sua famosa e chique sopa Vichyssoise feita com batatas e alho-poró, manteiga e creme de leite fresco. O creme é servido frio, mas há algumas versões quentes, para o inverno.

5. Portugal: Caldo Verde

Muito consumida no Brasil, o que faz com que as pessoas acreditem que seja típica do nosso país, o caldo verde é, na verdade, uma sopa típica portuguesa. Os ingredientes são couve em tiras finas e creme feito com batatas.

No Brasil, o creme de batata pode ser substituído pelo de mandioca (aipim) ou mesmo fubá – ingredientes típicos brasileiros. A linguiça portuguesa e o bacon são os outros elementos do prato.

6. Espanha: Gazpacho

Essa sopa fria é mundialmente famosa e, no Brasil, começou a ser servida como opção de entrada em dias de muito calor, já que é muito refrescante. O prato leva tomate, pepino japonês, pimentão verde, salsinha, pimenta do reino e outros elementos. Para o Gaspacho ficar gostoso deve-se utilizar os ingredientes na quantidade exata.

7. Brasil: Sopa de feijão

Se a feijoada é o prato mais tradicional brasileiro – tanto que há dois dias dedicados a ele, quarta e sábado – não seria de se espantar que a sopa mais típica fosse a de feijão. No entanto, ao invés do feijão preto, a sopa é feita com feijão carioquinha, que produz um caldo grosso.

Ela pode ser feita com legumes e verduras picados (como batata, chuchu, repolho, couve, etc.), mas também pode ser servida batida, transformando-se no famoso caldinho. A sopa de feijão vai bem com queijo ralado e pimenta.