15 de agosto de 2020

Piracicaba: vacinação contra o sarampo começa na segunda (10)

O dia D de mobilização nacional será sábado, 15 de fevereiro


Por Bruno Bortolan Publicado 06/02/2020
Piracicaba: vacinação contra o sarampo começa na segunda (10)
Foto: Marcelo Camargo/EBC Brasil

O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, fará a primeira etapa da campanha de vacinação contra o vírus do sarampo do ano a partir desta segunda-feira (10/02) até o dia 13 de março, tendo como público-alvo crianças e adolescentes na faixa etária de 05 a 19 anos. O dia D de mobilização nacional será sábado, 15 de fevereiro. 

Sendo assim, todas as unidades básicas de saúde (postinhos) do município, com exceção do CRAB Paulista, ofertarão a vacina contra o vírus do sarampo em seu horário de funcionamento – UBSs e CRABs das 7h às 16h e USFs das 7h às 17h  (a recomendação é que a pessoa chegue na unidade por volta das 8h/8h30, por conta da estabilização da temperatura da vacina. Além disso, as vacinas são aplicadas até uma hora antes do fechamento da unidade pelo mesmo motivo). No dia 15 de fevereiro, dia D, serão oportunizados pontos estratégicos – 41 no total – para realizar a vacinação do grupo alvo da campanha. “Trata-se de uma ação seletiva, por meio da caderneta de vacinação. Quem tiver as duas doses não receberá outra, ou seja, com o esquema vacinal em ordem”, informa o DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica).

Até o momento, são oito casos confirmados no município. Todos registrados em 2019 e que evoluiram para cura.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.