19 de abril de 2024

`Mercadín de Nadal` acontece neste final de semana

O evento é uma realização dos produtores e artesãos dos bairros de Santa Olímpia e de Santana, da Associação de Santa Olímpia; da Associação de Santana; do Circolo Trentino di Santa Olímpia e do Circolo Trentino de Piracicaba, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur)


Por Redacao 019 Agora Publicado 13/11/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Entre os dias 15 e 17 de novembro, a Colônia Tirolesa de Piracicaba será palco de mais um Mercadín de Nadal (Mercadinho de Natal), festa tradicional na Europa e principalmente nos Alpes tiroleses, que as comunidades de Santana e Santa Olímpia resgatam com o mesmo formato, características e simbologia. A 11ª edição acontece no Centro Cultural e Paroquial de Santa Olímpia, a partir das 14h (sexta e sábado) e 10h, no domingo. A cada ano, o evento acontece em uma das comunidades.

A feira tem a proposta de unir a tradição do Mercadin, com o artesanato da Serra do Itaqueri, promovendo a valorização da produção artesanal.

Além de produtos como velas artesanais, guirlandas, bolas de natal, presépios, imagens sacras, artesanato típico em madeiras, tecidos, bordados, crochê, toalhas natalinas; compotas, geléias, mel, doces, pães, bolos caseiros, vinhos e licores. O evento contará com apresentações de corais e um curso de árvores natalinas, com votação popular. Um almoço será servido no domingo.

O evento é uma realização dos produtores e artesãos dos bairros de Santa Olímpia e de Santana, da Associação de Santa Olímpia; da Associação de Santana; do Circolo Trentino di Santa Olímpia e do Circolo Trentino de Piracicaba, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Sobre o Mercadín de Nadàl

O Mercadín remonta ao século XIV, nos festejos populares do Sul da Alemanha, mais precisamente na Baviera. Durante o período de Natal, artesãos vendiam artigos natalinos para relembrarem o nascimento do Menino Jesus e festejarem São Nicolau.

O Mercado de Natal se popularizou nos Alpes e, na região tirolesa, é uma tradição que atrai anualmente milhares de turistas. Na região trentina, de língua italiana, o mais famoso é o Mercatino di Natale da cidade de Trento.

Neste Mercadín, tudo é repleto de simbolismo para lembrar o nascimento de Jesus desde os enfeites até o artesanato típico. Um ambiente envolvente repleto de paz, harmonia, esperança e alegria.

SERVIÇO – Mercadín de Nadàl. Dias 15, 16 e 17/11. Horário: 14h às 22h (sexta e sábado); 10h às 17h (domingo). No Centro Cultural e Paroquial de Santa Olímpia. Entrada franca.