Vereador Everton questiona terceira dose da vacina contra covid em Limeira

Secretário de Saúde informou que vacinação começará ainda em setembro assim que o governo liberar as doses pelo Programa Nacional de Imunização


Por Redacao 019 Agora
Vereador Everton questiona terceira dose da vacina contra covid em Limeira

Secretário de Saúde informou que vacinação começará ainda em setembro assim que o governo liberar as doses pelo Programa Nacional de Imunização

O vereador Everton Ferreira (PSD) esteve nesta quarta-feira, 8 de setembro, na Secretaria Municipal de Saúde para obter informações sobre a terceira dose da vacina contra a covid-19, dose de reforço. Segundo o secretário Vítor Santos, o reforço será aplicado em idosos ainda em setembro.

Segundo Everton Ferreira, o plano de vacinação contra a covid vem salvando vidas no município. “As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra as doenças que ameaçam a saúde”.

Durante a reunião, o secretário de Saúde informou que as vacinações das doses de reforço ainda não começaram em Limeira devido a contradições entre o plano estadual e o Ministério da Saúde. De acordo com ele, o plano estadual de imunização diz que a aplicação da terceira dose pode ser feita com qualquer vacina, mas, no mês de agosto, foi divulgado que a vacina aplicada seria Pfizer/Biontech ou com alternância entre as vacinas AstraZeneca ou Janssen.

“Há conflito entre o que o Governo do Estado de São Paulo orienta e entre aquilo que é decidido no Ministério de Saúde. O Cosems/SP [Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo] inclinou para a determinação do Ministério da Saúde, baseado na nota técnica 27/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, no item 4.7. Sendo assim, a vacina Coronavac não seria indicada para o reforço da terceira dose”, explicou Vítor Santos.

Everton Ferreira afirmou que haverá uma reunião ainda essa semana com a Diretoria Regional de Piracicaba (DRS-X), que contará com a participação do Cosems para definição desse impasse técnico. “Tomar vacina é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações causadas pelo Sars-Cov-2”, declarou o parlamentar. 

Sair da versão mobile