29 de março de 2024

Projeto-piloto de Floresta Urbana é realizado na rua Alberto Ferreira, em Limeira

O objetivo da iniciativa é trazer para o espaço urbano os benefícios ambientais da arborização, como o aumento da biodiversidade e a redução do desconforto térmico


Por Redacao 019 Agora Publicado 01/10/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Prefeitura Municipal de Limeira

A Prefeitura de Limeira realizou, em setembro, o plantio de 22 ipês-amarelos (Handroanthus chrysotricha) na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, próximo ao Cemitério Saudades 2. No primeiro semestre deste ano, a via recebeu 20 ipês-roxos-de-bola (Handroanthus impetiginosus).

Com isso, o local se torna o terceiro Piloto de Floresta Urbana implantado no município. O objetivo da iniciativa é trazer para o espaço urbano os benefícios ambientais da arborização, como o aumento da biodiversidade e a redução do desconforto térmico. A ação envolveu as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos.

As espécies foram escolhidas por serem nativas. Os ipês-amarelos foram plantados do lado em que há fiação elétrica, em razão de suas características, enquanto os roxos-de-bola estão nas calçadas sem fiação. Os ipês também irão proporcionar uma bela paisagem para quem passar pelo local durante a sua floração. O diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, Rogério Mesquita, ressalta que haverá um contraste interessante do roxo e do amarelo, já que a floração deve ocorrer de maneira simultânea.

FLORESTA URBANA

O primeiro Piloto de Floresta Urbana de Limeira foi implantado em trecho da Avenida Costa e Silva, em 2017. Já o segundo, fica na Avenida Maestro Xixirri, em que foram plantadas mudas da espécie Pau de rosas nas calçadas de ambos os lados da via.