27 de outubro de 2020

Observatório Social detecta melhora na percepção de transparência do Poder Público em Limeira

Monitoramento mostra que nota média entre Legislativo e Executivo subiu de 79 para 85 pontos entre junho e agosto


Por Redacao 019 Agora Publicado 23/09/2020
Observatório Social detecta melhora na percepção de transparência do Poder Público em Limeira

O Índice de Percepção de Transparência Municipal (IPT-M) de Limeira subiu 6 pontos entre junho e agosto, elevando a cidade do nível considerado “bom” para o “ótimo”. O IPT-M é atribuído mensalmente pelo Observatório Social do Brasil – Limeira ao poderes Executivo e Legislativo do município.

A construção desse índice é feita com base nos critérios metodológicos da Controladoria Geral da União (Escala Brasil Transparente 360º), do Ministério Público Federal (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro) e da Transparência Internacional Brasil. Este último é aplicável apenas à Prefeitura.

Na média entre os dois poderes, o IPT-M passou de 79 pontos, considerada uma nota “boa”, em junho, para 85 em agosto, subindo de patamar para uma nota “ótima”. Estratificando-se esse desempenho, percebe-se que o Executivo vem merecendo melhores notas mês a mês. O índice da Prefeitura foi de 80,08 pontos em junho, 93,74 em julho e 91,84 em agosto. As notas do Legislativo foram, respectivamente, 78,86; 76,22 e 79,58. Na média de Prefeitura e Câmara, os valores alcançados foram 79,47; 84,98 e 85,71.

O IPT-M vem sendo consolidado nos últimos meses pelo trabalho dos voluntários do OSB-Limeira, devidamente capacitados para essa tarefa, que monitoram a percepção de transparência do Poder Público a partir dos sites e Portais da Transparência da Prefeitura e da Câmara.  “Os objetivos das avaliações são auferir o grau de percepção social de transparência dos Poderes Legislativo e Executivo de Limeira e, com base nos monitoramentos, sugerir pontos de melhorias”, explica Bruno Sampaio Barros, consultor de Produto e Metodologia do OSB-Limeira.

A expectativa é que o IPT-M contribua para a melhoria da gestão pública municipal, além de gerar uma maior sensação de transparência dos cidadãos em relação ao Executivo e ao Legislativo. Todas as avaliações são publicadas no site do OSB-Limeira (www.osblimeira.org.br) e as metodologias aplicadas estão disponíveis no link https://osblimeira.org.br/indice-de-percepcao-da-transparencia-municipal.

Raul Groppo, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, esclarece que, após a realização do monitoramento, o Grupo de Trabalho de Transparência elabora ofícios com sugestões de melhorias para a transparência dos Poderes Legislativo e Executivo. Esses ofícios são endereçados ao Ministério Público da comarca de Limeira, ao Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e também aos representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria e Presscom Comunicação.

MAIS INFORMAÇÕES

Site: www.osblimeira.org.br

E-mail: [email protected]

Telefones/WhatsApp: (19) 98813-0544 e 98354-0174

Facebook e Instagram: @osblimeira