04 de julho de 2020

Livro destaca as figuras mais populares de Limeira

Folclore local tem destaque em nova obra de José Eduardo Heflinger Jr


Por Redacao 019 Agora Publicado 30/06/2020
Livro destaca as figuras mais populares de Limeira

Sem dúvida todos os interessados no resgate da memória histórica de Limeira terão o prazer de ler “Os Populares”, o 27º livro de autoria do pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, conhecido por Toco. A obra, ilustrada com mais de 200 fotos, foi incentivada pela Lei Rouanet, ação administrada pela Secretaria Especial da Cultura, sob a direção do Ministério da Cidadania. Por essa razão o luxuoso exemplar pode ser adquirido pelo por apenas R$50,00.

No prefácio do livro, o jornalista Luiz Biajoni escreve: “O Toco mantinha sua aguerrida Revista Povo – que ainda resiste bravamente – com o intuito de desconstruir o Limeira Way of Life mapeando, entre outras lendas, os personagens populares e muito conhecidos da cidade, que passariam ao largo da História; seriam relegados ao apagamento da memória conforme fossem deixando de existir. Toco fotografava, colocava na capa e fazia breve histórico daqueles personagens que eram muitas vezes mal-ajambrados, pobres, gira-mundos. Causava desconforto em muitos, mas todos liam e se divertiam. Às vezes, ganhavam a capa da revista empresários ou gente da comunicação, especialmente do rádio, que muitos conheciam de ouvir falar ou apenas a voz radiofônica. Eram tipos populares, mas sem faces que, de certa forma, foram e são a alma da cidade”. Esses tipos foram compilados no livro “Os Populares”.

Os leitores poderão conhecer um pouco mais a respeito do Toninho da Verônica, do Zé Sessenta, da Maria dos Cachorros, dos Irmãos Coca-Cola, do Perigoso, de João Delega, Querosene, Zé Paciência, do Baca, de João Bambu e de muitas outras figuras interessantes da cidade. O autor conta também histórias da famosa Zona do Meretrício de Limeira, como a prática chamada de “pacifier”, que virou mania na cidade; de figuras do seu entorno, como a prostituta conhecida por “Passarinho Triste”; e receitas da localidade, como o Cuscuz da Zifa. “Não dá para falar de tipos populares e não falar do Restaurante da Zifa e do companheiro dela, o conhecidíssimo Moacir Cabeçudo”, conta Toco.

Não ficou de fora da obra, os empresários que também se tornaram populares e amados pela comunidade. Toco conta, por exemplo, um pouco da história do Dr. Trajano de Barros Camargo, a figura mais popular da cidade em todos os tempos, e de Vitório Bortolan, um dos maiores comunicadores da história de Limeira.

“Sempre me interessei pelos tipos populares, por isso, neste livro, tive o prazer de compilar fotos e textos alusivos a esses indivíduos incomuns, que marcaram época e deixaram saudade. Foi excitante escrever sobre essas figuras e sobre fatos que não podem ficar esquecidos, afinal, compõem o folclore local”, conclui Toco.

Acessibilidade

A Secretaria da Cultura de Limeira SP já está aparelhada com o “Poet Compact” equipamento que atende os deficientes visuais. Não se trata de Braile, mas sim de um aparelho que possibilita a transcodificação de textos de obras escritas para a mídia auditiva. Mediante uma parceria já acordada com o pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, os portadores de deficiência visual poderão agendar a leitura dos livros resultantes de projetos incentivados pela Lei Rouanet, em capítulos, na Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz.

Os interessados deverão aguardar a normalização dos serviços da Biblioteca que se encontra fechada devido às restrições impostas pela pandemia.

Informações e Vendas

O livro “Os Populares” pode ser adquirido na Banca IV Centenário da Praça Toledo Barros e pelo Disk Livro: (19) 3444-8810 e 99643-2855 (WhatsApp) – Atendimento no horário comercial. Informações e contato com o autor podem ser através do e-mail [email protected]. Acompanhe a página do livro no Facebook: www.facebook.com/LivroOsPopulares.