24 de junho de 2025

Exposição “O Sabor das Lágrimas” de Gilio Mialichi estreia em Limeira com performance inédita

Mostra reúne pinturas, instalações e performance ao vivo, evocando afetos e memórias sob curadoria de Andrés Hernández


Por Redacao 019 Agora Publicado 10/05/2025
Ouvir: 00:00
Exposição “O Sabor das Lágrimas” de Gilio Mialichi estreia em Limeira com performance inédita
Mostra reúne pinturas, instalações e performance ao vivo, evocando afetos e memórias sob curadoria de Andrés Hernández

O artista visual Gilio Mialichi inaugura sua nova exposição, “O Sabor das Lágrimas”, na Oposta Espaço Inventivo, em Limeira. A abertura será nesta sexta-feira, dia 10 de maio, das 14h às 18h. Às 16h, o artista realiza uma performance inédita ao ar livre, na qual explora memórias e afetos ligados às experiências psicofamiliares.

“O Sabor das Lágrimas”: Arte, afetos e transformação

A exposição apresenta um conjunto de obras que transitam entre pintura, desenho, instalação, gravura, fotografia, arte extramuros e performance. Mialichi mescla influências do tradicional com elementos do contemporâneo, propondo uma reflexão sobre ciclos da vida e a relação entre artista, tempo e espectador. Suas obras se dividem em três estados — sólido, líquido e gasoso —, evocando lembranças e atravessamentos pessoais. Para o artista, a arte é uma ferramenta de transformação e educação, que dialoga com outras áreas do saber.

Curadoria de destaque

Com curadoria de Andrés I. M. Hernández — professor, crítico de arte, pós-doutor pela Unesp e doutor pela Unicamp —, a mostra ganha uma abordagem ampliada. Hernández traz no currículo passagens pela Bienal de Havana, além de mais de uma década de atuação no MAM-SP.

Trajetória de Gilio Mialichi

Reconhecido no cenário da Arte Contemporânea, Gilio Mialichi expôs em salões e mostras nacionais e internacionais, como o 61º Salão de Abril (CE), Sesc Campinas (SP), 15º Salão de Artes Visuais de João Pessoa (PB), Bienal Caixa de Novos Artistas, “Acciones al Margen” (Colômbia) e “Convergência” (Sesc Palmas-TO). Nascido em São Paulo, vive hoje em Limeira, onde também é arte-educador.

Serviço

  • Quando: Abertura em 10 de maio, das 14h às 18h (performance ao vivo às 16h)
  • Visitação: Até 31 de maio; de segunda a sexta (agendamento: 98283-8243 ou [email protected]), sábado das 14h às 17h e domingo das 14h às 16h (sem agendamento nos fins de semana)
  • Onde: Oposta Espaço Inventivo — Rua Lopes Trovão, 337, Vila Camargo, Limeira