25 de abril de 2024

Chico Mineiro recebe Título de Cidadão Limeirense

Honraria teve iniciativa do vereador Helder do Táxi


Por Redacao 019 Agora Publicado 06/08/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Câmara Municipal de Limeira realizou na noite dessa segunda-feira, 5 de agosto, a entrega do Título de Cidadão Limeirense à Francisco Roque Rombola, o Chico Mineiro. A iniciativa é de autoria do vereador Helder do Táxi (MDB), por meio do Decreto Legislativo Nº 3/2019, e contou com a presença dos vereadores, amigos e familiares do homenageado.

Chico Mineiro, como é mais conhecido, nasceu em Ibirá (SP) em agosto de 1957, onde começou cedo a trabalhar como roceiro e peão de boiadeiro. Aos 19 anos, formado em Eletrotécnica iniciou sua carreira no setor elétrico na cidade de Dourados (MS), até chegar em 1980 em Limeira, por indicação de uma vaga na Companhia Energética de São Paulo (CESP), onde atuou como encarregado técnico.

Além das atividades no setor elétrico, Chico Mineiro ainda foi apresentador de TV, prestou serviços voluntários para igrejas e instituições e deu início a sua carreira como locutor de rodeio, atividade essa que o tornou referência em Limeira e região. 

Helder do Táxi, durante seu discurso, leu uma carta enviada pelos pais e irmãos do homenageado que não puderam estar presentes na solenidade. Um trecho dizia: “Cidadão honorário de Limeira, nessa cidade fez muitos amigos e formou sua família. Temos certeza que continuará dando o seu empenho e dedicação à essa cidade. Se isso significa cidadania, com muito orgulho vemos você se tornar um cidadão limeirense”. 

Após a leitura, Helder informou que era com muito prazer que a Câmara concedia a homenagem à Chico Mineiro. “Você é merecedor. Esse título tem que estar na mão de quem já trabalhou pela cidade de Limeira e, por isso, nós vereadores sabemos que está em boas mãos”, declarou.

Há 11 dias do seu aniversário, Chico Mineiro agradeceu a honraria e revelou receber a homenagem com muita emoção. “A turma fala que agosto é o mês do “cachorro louco”, mas só tem me dado alegria. O meu presente é essa homenagem ter sido aprovada por todos os vereadores”.

Para encerrar, Chico Mineiro recitou um poema sobre a sua trajetória desde criança até os dias atuais e agradeceu pelo acolhimento que recebeu de Limeira.