Bruno Bortolan é o novo Secretário de Cultura de Limeira
Bortolan assume a pasta com foco na descentralização cultural, estímulo à Economia Criativa e diálogo com artistas locais

A Cultura de Limeira ganha um novo rumo com a nomeação de Bruno Bortolan para a Secretaria de Cultura. O anúncio foi feito pelo prefeito Murilo Félix na noite desta sexta-feira (13), marcando um passo importante para o desenvolvimento do setor na cidade.
Nova liderança na Cultura de Limeira: Bruno Bortolan assume Secretaria
Bruno Bortolan, tem formação em Administração e uma trajetória consolidada tanto no serviço público quanto na sociedade civil, chega para liderar a pasta com o desafio de fortalecer e expandir o acesso à cultura em todas as regiões do município.
O prefeito Murilo Félix ressaltou o caráter de “governo de convergência” de sua gestão:
“Nunca estivemos do mesmo lado político, mas, durante a campanha, deixei claro que faria um governo de convergência, reunindo pessoas em torno da cidade. A Cultura precisa abrir espaço para os artistas, para o público e alcançar todas as regiões. O Bruno é uma pessoa capacitada e com perfil de diálogo para essa missão.”
Visão e compromissos para a cultura limeirense
Bortolan, ao assumir o cargo, delineou as principais diretrizes de sua gestão, com foco na expansão e valorização do cenário cultural local:
- Descentralização das Atividades Culturais: Levar a cultura para todos os cantos da cidade, garantindo acesso democrático.
- Estímulo à Economia Criativa: Fomentar o setor cultural como motor de desenvolvimento econômico, gerando oportunidades para artistas e produtores.
- Gestão Profissional e Dialogada: Um compromisso com responsabilidade, diálogo contínuo e uma administração eficiente da pasta.
- Respeito e Parceria: Ênfase no respeito aos artistas e produtores locais, bem como aos Conselhos de Políticas Públicas, garantindo um trabalho colaborativo e conjunto.
“Assumo esse compromisso com responsabilidade, diálogo e gestão profissional. Vamos trabalhar para que a Cultura chegue a todos os cantos da cidade e para que Limeira se consolide como referência em desenvolvimento cultural e econômico no setor”, declarou o novo secretário.
Trajetória e experiência
A escolha de Bruno Bortolan para a Secretaria de Cultura é respaldada por sua sólida experiência e notáveis realizações em sua carreira política e profissional. Como vereador, Bortolan se destacou pela autoria de importantes leis e iniciativas, como:
- Lei de Gestão Compartilhada de Espaços Públicos de Uso Comum: Conhecida como a Lei das Parcerias para gestão de praças, canteiros e rotatórias.
- Lei de Transparência dos Currículos dos Cargos Comissionados: Promovendo maior clareza na administração pública.
- Fim das Sessões Secretas na Câmara Municipal: Reforçando a transparência nos processos legislativos.
- Alteração na Lei Orgânica: Que estabelece a obrigatoriedade de ao menos uma Audiência Pública antes de qualquer alteração na Planta Genérica de Valores do IPTU.
Um perfil multidisciplinar para a Cultura
Bruno Bortolan, 43 anos, é casado e pai de uma filha. Sua formação acadêmica inclui:
- Administração pela FGV-EAESP.
- MBA e pós-graduação pela ESPM-SP.
- Especializações e cursos de extensão em Comunicação, Marketing Digital, Inteligência Artificial, Administração Pública e Cidades Inteligentes, por renomadas instituições como ESPM-SP, Fipe, Singularity University, Harvard, Craig Newmark Graduate School of Journalism at CUNY e Wharton University of Pennsylvania.
Além de sua atuação como vereador e secretário municipal, Bortolan integrou diversos conselhos, entidades assistenciais e clubes de serviço em Limeira. Atualmente, é líder do Movimento Livres, e foi integrante da segunda turma da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).Também é presidente do Ideli – Instituto de Desenvolvimento de Limeira.
A nomeação de Bruno Bortolan para a Secretaria de Cultura sinaliza um período de renovação e dinamismo para o setor em Limeira, com a expectativa de que sua experiência e visão contribuam significativamente para o enriquecimento da vida cultural da cidade.