Horticeres aposta na alimentação saudável para continuar crescendo

Empresa de Indaiatuba investiu mais de dois milhões de reais nos últimos anos em melhorias na produção e desenvolvimento de mercado, e terá mais de 20 novos produtos até o final de 2023


Por Redacao 019 Agora
Horticeres aposta na alimentação saudável para continuar crescendo

Empresa de Indaiatuba investiu mais de dois milhões de reais nos últimos anos em melhorias na produção e desenvolvimento de mercado, e terá mais de 20 novos produtos até o final de 2023

A mudança de hábitos do consumidor, que busca variedades e alimentação saudável de baixa caloria, bem como o aumento de renda média das famílias, tem impulsionado o crescimento da Horticeres, empresa de Indaiatuba (SP), no mercado de sementes de hortaliças

Além disso, o crescimento da população e a busca elevada por qualidade e diversidade de produtos são indicativos que os agricultores precisam estar atentos aos consumidores para satisfazer e superar suas expectativas.

A mensagem é do engenheiro agrônomo e diretor executivo Ayrton Tullio Junior, que nos últimos anos tem revolucionado a gestão da empresa.

O engenheiro agrônomo e diretor executivo da Horticeres, Ayrton Tullio Junior

“A Horticeres tem passado por um momento de profundas transformações nos últimos três anos. Elas culminaram com o aumento expressivo da uma equipe de vendas para suporte à projeção de crescimento nos próximos cinco anos”, contou Tullio Jr.

A meta da empresa é dobrar as vendas no período. O diretor explica que a empresa investiu mais de R$ 2 milhões em melhorias na produção, contratação de pessoal, treinamento e lançamentos de novos produtos.

ATUAÇÃO DA HORTICERES

O segmento de sementes de tomate, por exemplo, foi bastante importante, tendo a Horticeres lançado quatro novas cultivares desde 2021 posicionando a empresa como um importante player e participando de todos os segmentos de mercado (salada indeterminado, saladete determinada, saladete indeterminado e grape).

Além desses, a empresa lançou esse ano nove produtos. E já programou para 2023 mais dez novas cultivares, num total de 22 produtos, que representam um aumento de 13% do portfólio, que hoje contém 202 cultivares em todos os segmentos de mercado de hortaliças.

CRESCIMENTO

Todo esse esforço trouxe, portanto, resultado positivo.

“Nosso crescimento está em 12%, mesmo sendo um ano difícil para o mercado de sementes de hortaliças”, revela Tullio Jr. É nessa hora que vale a pena escutar o consumidor e – junto com os agricultores – propor alternativas.

“Alface, tomate e cebola continuam sendo os produtos mais consumidos, mas notamos a tendência de aumento da diversidade nas hortaliças consumidas. Produtos desconhecidos do grande público, como por exemplo, o alho poró, ganharam importância no mercado nos últimos anos”, conta. Com o surgimento dos chefes e cozinha gourmet, tem crescido muito a procura por mini-alfaces, Tomate Vero e chegando até sementes para micro verdes, detalha o diretor.

HORTICERES ACADEMY

Em 2022, a empresa aumentou a equipe de vendas em 133%. E, para capacitar esta equipe não apenas em conhecimento técnico de produto, mas do mercado de sementes de hortaliças como um todo, e ferramentas de gestão, realizou o Horticeres Academy, um programa audacioso de treinamento e capacitação da equipe que vai continuar até meados de 2023.

Outra mudança forte sentida pelo mercado foi o lançamento da nova identidade visual da empresa. Bem como das campanhas de comunicação criadas pela agência Mobme, de Campinas.

“Nossa ligação com os produtores de HF é muito forte e queremos passar uma mensagem de parceria e otimismo para os próximos meses”. Finaliza o diretor da Horticeres.

Sair da versão mobile