23 de abril de 2024

Trabalhador de Hortolândia já pode solicitar Carteira de Trabalho digital por meio de aplicativo ou via internet

A carteira de trabalho digital visa facilitar o processo de contratações, e com isso reduzir a burocracia para empregadores e trabalhadores.


Por Redacao 019 Agora Publicado 12/12/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Crédito: Prefeitura de Hortolândia

Já está disponível em Hortolândia a carteira de trabalho digital no formato de aplicativo. Com isso, o trabalhador não terá mais que solicitar, presencialmente, o documento no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão vinculado à Prefeitura, que fica dentro do HortoFácil, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. Os trabalhadores que tiverem dificuldades de acesso à internet ou celular podem se dirigir ao PAT, onde serão orientados sobre os procedimentos necessários para cadastro. 

Para fazer a solicitação do documento, é necessário baixar, gratuitamente, o aplicativo da carteira de trabalho nas lojas virtuais App Store (Apple) ou Play Store (Android). O aplicativo para celular está disponível nas versões iOS e Android. A solicitação também pode ser feita no portal do governo federal, www.gov.br, por meio do link https://gov.br/trabalho. A carteira de trabalho digital está disponível para quem já tem CPF (Cadastro de Pessoa Física). Por meio do aplicativo ou do portal, a pessoa fará a habilitação da carteira digital.

Quem já tem cadastro no portal www.acesso.gov.br, ou já acessou algum serviço pelos aplicativos Sine Fácil e Meu INSS, basta usar o CPF e a senha para acessar o aplicativo da carteira de trabalho digital. Caso não tenha cadastro, poderá fazê-lo pelo próprio aplicativo.

De acordo com o governo federal, a carteira de trabalho digital visa facilitar o processo de contratações, e com isso reduzir a burocracia para empregadores e trabalhadores. Por meio do aplicativo será possível ter as informações de Qualificação Civil obtidas da Base de Dados do CPF e os dados de contratos de trabalho obtidos por meio da integração do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).

Dentre os benefícios da carteira de trabalho digital estão diminuir a pressão na rede de atendimento na procura pelo documento físico; maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento, para os cidadãos que ainda necessitarem do documento físico; e agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas.