25 de abril de 2024

Pinhal se destaca em índice que mede qualidade na educação

O IOEB é um indicador que não considera apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas também outras variáveis de acesso, como a oferta de vagas, a formação de professores, a experiência dos diretores, formação continuada da equipe pedagógica


Por Redacao 019 Agora Publicado 10/12/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Crédito: Prefeitura de Limeira

Uma boa notícia para a Educação de Espírito Santo do Pinhal. A divulgação do IOEB  – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, apresentou avanços significativos e colocou o município no nível 4, o mais elevado, considerando as oportunidades educacionais e os avanços obtidos. A nota da educação pinhalense em 2019 foi de 5,3, maior que a média nacional, que é 4,7, e aponta um crescimento contínuo ao analisar os resultados anteriores (5,2 em 2017 e 5,0 em 2015).

O IOEB é um conjunto de dados de apoio na atuação de líderes em prol da educação brasileira. A ideia é estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo o processo educacional. No Brasil, cerca de 24% dos municípios não conseguiram mostrar avanços e 71% dos municípios ficaram abaixo da média nacional de 4,71.

De acordo com a Diretora do Departamento de Educação da Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, professora Marilda dos Santos Miglinski, o resultado é uma somatória de esforços do poder público e da comunidade escolar na busca continua pela formação e excelência de ensino oferecido aos alunos.

O IOEB é um indicador que não considera apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas também outras variáveis de acesso, como a oferta de vagas, a formação de professores, a experiência dos diretores, formação continuada da equipe pedagógica, etc. Toda a metodologia de estudo segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabeleceu parâmetros para a elaboração dos currículos escolares. 

Para o prefeito de Espírito Santo do Pinhal, Sergio Del Bianchi Junior, o índice reflete o empenho da administração pública ao priorizar os investimentos na área educacional.

A gestão do IOEB está sob responsabilidade da Comunidade Educativa CEDAC com a parceria técnica do Conhecimento Social e Metas Sociais. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize.