19 de setembro de 2020

Como vencer o desafio de comprar um bom imóvel

Confira dicas de especialistas em imóveis para você realizar o melhor investimento


Por Redacao 019 Agora Publicado 04/09/2020
Como vencer o desafio de comprar um bom imóvel
Foto: Pixabay

Existem duas maneiras diferentes de comprar um apartamento em Campinas. Um deles é à vista, quando você tem todo o valor necessário e a transação é concluída diretamente com o proprietário. Essa é a melhor dentre as opções de compra, porque o banco não tem nenhum envolvimento, ou seja, é menos burocrático. Outra opção é o financiamento por meio de uma instituição, que é uma modalidade usada quando você tem apenas uma parte do dinheiro ou um pequeno depósito em conta, e o banco passa ser o proprietário do restante sob análise de taxa de juros e crédito.

 É necessário fazer um estudo completo para determinar qual a melhor instituição de financiamento em relação às taxas de juros, para que as melhores transações durante a aquisição possam ser feitas. Além disso, o banco exige uma série de documentos e realiza uma avaliação. Durante o processo de avaliação, um profissional da área é designado para verificar se o preço declarado nessas casas à venda em Campinas correspondem às condições reais do mercado.

Vantagens de comprar de um imóvel

Existem várias vantagens em optar por comprar um imóvel em vez de alugar. Como é sua residência, você pode fazer qualquer tipo de renovação sem notificar o possível proprietário. Não há necessidade de mudança no final do contrato e nem o proprietário precisa solicitá-lo a qualquer momento. A propriedade se valorizará com o tempo, que também será incluída em seus ativos e usada como um investimento futuro.

Pesquise o imóvel ideal para a família

Muitos setores estão se adaptando à era digital e com o mercado imobiliário, isso não é diferente. O processo de busca por atributos já não é mais o mesmo. Antigamente, ao procurar um apartamento em Campinas, existiam os classificados em jornais o qual você entrava em contato com o proprietário para uma avaliação. Hoje, uma das opções é contratar uma imobiliária e com o auxílio da mesma procurar por imóveis disponíveis e que atendam às suas necessidades. Esse processo é muito demorado e encontrar o imóvel ideal para a família pode levar algum tempo.

No entanto, devido às novas tecnologias na internet, hoje pode-se encontrar o imóvel que deseja com apenas alguns cliques. Existem portais imobiliários que oferecem aos proprietários e agentes imobiliários uma plataforma intuitiva para que eles publiquem seus imóveis e os interessados ​​em comprar ou alugar imóveis, possam visualizar e entrar em contato imediatamente. Há muitas vantagens em usar portais e sites especializados neste tipo de divulgação, compra e os imóveis com base em algumas opções (como preço, localização, garagem, metragem, número de quartos e etc.).

Casa e apartamento?

Escolher entre uma casa e um apartamento é um dos principais problemas para quem pretende encontra um novo lugar. Este é um daqueles casos clássicos em decidir qual a melhor opção baseado em suas vantagens e desvantagens, e cabe a você decidir qual melhor se adequa às suas necessidades e da sua família.

Casa

Muitas pessoas preferem viver em casas. Afinal, você pode fazer o que quiser sem se preocupar com as regras impostas quando se mora em um apartamento – é claro, sempre respeitando seus vizinhos. Você pode contar com o quintal, onde pode deixar seus animais de estimação livres sem problemas com multas ou barulhos. Além disso, você pode fazer qualquer tipo de reforma na propriedade.

Apartamento

Essa é uma das opções para aqueles que buscam por privacidade e segurança. No apartamento, você só precisa se preocupar com o interior do imóvel, e toda a manutenção do prédio é feita por empresas contratadas. Mesmo que você precise pagar por esses serviços, a segurança de quem vive em apartamento pode compensar o custo, porque a possibilidade de roubo ou invasão no condomínio é menor.

Além da possibilidade de criar bons laços de amizade com seus vizinhos. Se você possui filhos, eles podem não apenas aproveitar a infra-estrutura deste lugar, mas também conhecer mais pessoas e brincar em segurança com os amigos. Outro ponto importante é que muitas pessoas mantêm animais de estimação em suas casas hoje e, se você é um deles, precisa de mais atenção. Sempre verifique as regras do condominio em relação aos animais, pois alguns lugares não aceitam.

Como pode-se ver, não há resposta correta em relação à casas ou apartamentos. Idealmente, você deve escolher a opção que melhor se adapte ao seu estilo de vida e às necessidades da família.

Faça um planejamento

Se você planeja alugar ou comprar uma casa, precisa planejar suas ações baseando-se na sua realidade financeira. No caso de compra, isso significa anular uma um gasto mensal no aluguel, mas vale estar por dentro do valor da propriedade como um todo, como valores recorrentes: água, luz, internet, mercado e etc. Isso impedirá que você se frustre ao não conseguir lidar com as contas após a assinatura do contrato.

Ao comprar, lembre-se também de que os valores não são somente sobre as parcelas do imóvel. Também é necessário pagar por itens que possam exigir uma grande quantia de dinheiro, como a documentação do imóvel, taxas de avaliação, documento de transferência do imóvel.

Documentação necessária

Isso pode parecer mais comum do que imagina, mas a documentação é um dos principais obstáculos para os negócios imobiliários. Se você não possui todos os documentos necessários, pode ser que a negociação não seja concluída. Se você comprar à vista, será necessário apresentar uma série de documentos ao transferir o imóvel.

Portanto, a situação ideal é entrar em contato com um especialista e buscar informações sobre todos esses requisitos, pois isso evitará perder tempo durante a negociação. Para compras através de financiamento, cada instituição bancária contém seu próprio processo de análise; portanto, você deve procurar diretamente a equipe de serviço e entender os requisitos para os documentos de compra.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como vencer o desafio de comprar um imóvel!