CineConcerto Anime Edição Naruto em Americana une música, arte e inclusão social
Iniciativa sociocultural gratuita da Prefeitura de Americana e Governo Federal oferece oficinas e espetáculo com foco no popular anime, promovendo desenvolvimento e cidadania para jovens da cidade

A vibrante cultura pop japonesa, os valores universais de superação e amizade imortalizados pelo anime Naruto, e a inegável potência transformadora da arte convergem no CineConcerto Anime – Edição Naruto. Este projeto sociocultural inovador é uma realização conjunta da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e promete movimentar o cenário cultural da cidade.
Idealizada pela artista Renata Borges, a iniciativa tem como nobre objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento artístico de crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 16 anos. O público-alvo é acompanhado por instituições de grande relevância social na cidade: a APAM (Associação de Promoção e Assistência de Americana) Praia Azul e o CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil).
CineConcerto Anime: Imersão criativa no Universo Naruto: Como funciona?
As atividades do CineConcerto Anime acontecem semanalmente, às terças-feiras, das 15h30 às 17h30, na acolhedora Biblioteca Municipal “Professora Jandyra Basseto Pântano”. A proposta é oferecer uma vivência imersiva e multifacetada no universo do anime Naruto, utilizando abordagens lúdicas, educativas e profundamente artísticas.
Ao todo, o projeto contempla mais de dez oficinas formativas, cuidadosamente planejadas para estimular a expressão artística, desenvolver habilidades socioemocionais cruciais e valorizar a cultura pop como uma poderosa ferramenta pedagógica.
A programação é diversificada e envolvente, incluindo desde ensaios musicais com harpa e os tradicionais tambores japoneses (taiko), até oficinas práticas de fotografia, modelagem de personagens, criação de logotipos, animação em técnica de stop motion, desenvolvimento de roteiro, noções de acessibilidade e a divertida arte do cubecraft. Todas as atividades são tematicamente centradas no rico universo narrativo do anime e na cultura japonesa contemporânea.
Vozes do Projeto: Arte, pertencimento e cidadania
“Mais do que ensinar técnicas, buscamos criar um ambiente de acolhimento, expressão e pertencimento para esses jovens”, afirma Renata Borges, diretora e proponente do projeto. “Quando eles se reconhecem nos personagens, percebem que podem ser protagonistas de suas próprias histórias. Naruto fala sobre resistência, amizade, sonhos e dores, que são temas que dialogam profundamente com a realidade desses participantes”, complementa a artista, ressaltando a conexão emocional que o anime proporciona.
O secretário de Cultura e Turismo de Americana, Vinicius Ghizini, destacou a relevância da iniciativa como uma ferramenta potente para o desenvolvimento identitário dos jovens. “Os projetos financiados pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) e selecionados por meio de chamamento público promovido pela administração Chico Sardelli e Odir Demarchi demonstram como arte, música e narrativa podem, unidas, gerar impactos culturais e sociais significativos, promovendo cidadania”, ressaltou o secretário.
Celebração final e reconhecimento
A culminância do CineConcerto Anime – Edição Naruto está prevista para o mês de outubro, com uma apresentação especial aberta ao público. O evento promete ser uma celebração vibrante, reunindo música, audiovisual e performance, e colocando em destaque o protagonismo das crianças e adolescentes envolvidos ao longo de todo o processo.
Este projeto exemplar foi selecionado através do edital de chamamento público PNAB 05/2024, nos termos da Lei Federal Nº 14.399/2022 – a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Conta ainda com o importante apoio do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e é uma produção de Renata Borges.