24 de abril de 2024

Grupo que atua no combate à obesidade volta em 2020

O projeto contará com uma equipe multidisciplinar: médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga


Por Redacao 019 Agora Publicado 21/11/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Crédito: Prefeitura de Lindoia

O Grupo Educacional de Saúde e Tratamento da Obesidade (Gesto) começará uma nova fase em Águas de Lindoia a partir de janeiro de 2020. O prefeito e a Secretária de Saúde se reuniram com o coordenador do projeto, Felipe Chaim, e com a psicóloga Ada Riberti na tarde desta terça-feira, dia 19. Na oportunidade foram definidos os detalhes para o início das atividades do grupo para o mês de janeiro de 2020, em data ainda a ser definida pela organização, que tem o apoio da Unicamp.

“Este é um programa de saúde pública importantíssimo e que queremos retomar no município. Já investimos no atendimento dobrando o número de médicos nos postos, comprando mais remédios e reformando as unidades de saúde. Agora, retomamos este investimento importantíssimo em ações de prevenção, como o que já fazemos com o Grupo Hiperdia nas unidades”, afirmou o prefeito.

A data de início ainda depende de ajustes por parte da equipe do Grupo Gesto. Um encontro inicial deverá ser realizado na segunda quinzena de janeiro com os interessados em participar do projeto. A prefeitura deverá anunciar em breve os detalhes.

O projeto contará com uma equipe multidisciplinar: médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. Este grupo será acessível a toda população da cidade de Águas de Lindoia, seja por indicação dos médicos das unidades de saúde da família do município ou mesmo por demanda espontânea.

A Unicamp desenvolve o projeto em parceria com outros municípios da região. Os pacientes que participam do Grupo Gesto passam por análise clínica e têm seus dados antropométricos colhidos nas reuniões semanais. Após este processo os participantes poderão ser classificados em dois grupos: aqueles que terão indicação para cirúrgica bariátrica e os que farão parte do grupo de reeducação alimentar.

Para mais informações os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3824 1409.